quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

FATOS - Protagonistas dos Anos Dourados

Vicente Feola. Outro destaque dos anos 50 e 60. Muito fez pelo nosso futebol, mas teve seu trabalho de grande técnico pouco reconhecido. Conquistou para o Brasil (pela 1ª vez) o título de "Campeão Mundial de Futebol", na Copa de 1958 (Suécia). Anos depois(em 1966) a seleção brasileira, novamente sob seu comando, deu o maior vexame ao não conseguir passar, sequer, da primeira fase do torneio. Por isso, foi "crucificado" como nenhum outro técnico o foi, principalmente em tempos mais recentes. Conta a história que na Copa de 58 Pelé quase não fez sua estréia na seleção, pois estava prestes a ser desconvocado ainda na fase de treinamentos (por recente contusão e baixa idade). E que isso só não aconteceu pela intervenção enérgica de Feola junto aos dirigentes e médicos da antiga "CBD". Nesse time uma dupla de ataque foi lançada para a posteridade: Pelé e Garrincha ! Feola faleceu em 1975. (veja matéria anterior aqui)





2 comentários:

Antonio Carlos do Amaral disse...

Em 1958,menino,com 12 anos de idade,santista roxô,morando em Vicente de Carvalho (Itapema),sabendo da novidade,sai correndo em direção à Base Aérea de Santos ,e ainda cheguei a tempo de assistir meus ídolos : Péle,Gilmar e Pepe,embarcando no avião que os levaria à grande Copa.Inesquecível,inigualável.Só quem viveu está emoção,entende o que estou afirmando.

"blcamargo" disse...

Valeu, Antonio Carlos! E que tal esse ataque do Velho Santos alguns anos depois: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe? Grande abraço.