sábado, 15 de janeiro de 2011

ESTANTE DE LIVROS

Mais livros para nossa prateleira:

"ASFALTO SELVAGEM"


Nelson Rodrigues era chamado, na época, de escritor "maldito". Isso devia-se ao forte conteúdo de erotismo e sexo de suas obras que, invariavelmente, eram permeadas de personagens pervertidos e situações trágicas.

edição de 1960


Este livro é uma compilação de capítulos (folhetim) que Nelson publicava diariamente no jornal carioca "Última Hora", de agosto/1959 a fevereiro/1960.
Milhares de leitores desse jornal seguiam a vida de "amores e pecados" de Engraçadinha (talvez a mais marcante personagem feminina de Nelson Rodrigues).



"000 CONTRA MOSCOU (Viagem ao país do mêdo)"



Escrito em 1965 pelo mais conhecido colunista social do país. Ibrahim Sued atuou nessa área por mais de 40 anos. Era tão famoso que chegou a ter um programa de televisão (TV Globo) nos anos 60.
Este livro é resultado de sua viagem a Moscou. Apresenta observações a respeito do dia-a-dia dos cidadãos russos, com visão crítica sobre a situação política e social do país.


edição de 1966


O "criativo" titulo principal foi uma alusão ao filme "Moscou contra 007" (da série james Bond), tremendo sucesso alguns anos antes.


"FEBEAPÁ"



Stanislaw Ponte Preta era o pseudônimo do jornalista, cronista, escritor, radialista e compositor Sergio M. R. Porto.
Suas ácidas críticas deram-lhe enorme projeção (merecida) nos anos 60.
Neste livro ele elenca, com muito humor, uma série de mediocridades que estavam presentes na vida nacional daquela época, principalmente na área política (incluindo a ditadura).



 1966



  1967



Sergio Porto escreveu o 1º e 2º FESTIVAL DE BESTEIRA QUE ASSOLA O PAÍS. Foi uma pena ter morrido tão cedo (com 45 anos, em 1968). Dentre outros motivos, pelo fato de que muitos desses "Festivais" poderia escrever, pois "material" não lhe faltaria (principalmente nos dias atuais).

Clique aqui, aqui e aqui para dar uma  uma olhadinha em outros livros da Estante.



Nenhum comentário: