sábado, 15 de janeiro de 2011

FATOS - Programa de TV: "Os Intocáveis"

Foi um seriado americano que passou no Brasil no início dos anos 60 e considerado muito violento (com certeza, não para os padrões de hoje).
Seu sucesso foi tão grande quanto a polêmica que causou (mais pela crítica de lá, pois a daqui não estava nem aí). Mas, realmente, era forte mesmo.
O nome em português é tradução literal do título americano ("THE UNTOUCHABLES").


Ness com parte de sua equipe


Mostrava uma equipe de  8 agentes federais do Tesouro Americano (mais ou menos equivalente à nossa Receita Federal) em sua guerra contra os gângsters da violenta Chicago dos anos 20/30. Esses "facínoras"   ganhavam muito dinheiro descumprindo a rígida Lei Seca, que proibia a fabricação e venda de bebidas alcoólicas (nada a ver com trânsito).
Foi baseado em memórias do agente Eliot Ness (que existiu na vida real), representado pelo ator Robert Stack como chefe da turma.

Robert Stack



Além dos diálogos, essa série tinha narração "em off" feita pelo saudoso ator, apresentador e dublador Murilo Nery (que dava ainda mais tensão e dramaticidade aos episódios, pelo modo de narrar e voz). Décadas depois, em reapresentação, foi substituido pelo competente Celso Freitas (então na Globo). Mas não era a mesma coisa!


A turma toda (o machado era para abrir portas e arrebentar barris de bebida)



Todos os grandes criminosos da época (Al Capone e Cia.) tiveram seus momentos de destaque, sempre perdendo no final ( mas a realidade não era bem assim!).
Lembram-se da famosíssima comediante LUCILLE BALL ("I Love Lucy")? O que teria ela a ver com esse assunto? Pois foi a empresa dela e do marido que produziu a antológica série (que não tinha nada de engraçado e alegre, como era o estilo de suas produções).
A Lei Seca foi revogada em  1933, após quase 14 anos de vigência.


Disco da época com a trilha sonora




Clique na telinha para relembrar a apresentação dos episódios e ouvir a musiquinha que deixou lembrança:





Clique nos títulos para ver, também, estes outros programas:

Bat Masterson   /   Bonanza   /   Papai Sabe Tudo   /   Rin Tin Tin   /   Rota 66


Nenhum comentário: