domingo, 30 de janeiro de 2011

FATOS - Notícias da Época - Tragédia de Caraguatatuba (Em 20 de março de 1967)

"TROMBA D'ÁGUA CAUSA GRANDE NÚMERO DE VÍTIMAS EM CARAGUATATUBA"


"Informações que nos chegam via rádio dão conta de que já passa de uma centena o número de mortos na tragédia de Caraguatatuba, no litoral norte do Est. de São Paulo.
Os três dias de chuva intensa e constante fizeram com que as encostas da Serra do Mar deslizassem e avançassem sobre a cidade, na tarde do último sábado (dia 18).





Foi uma onda de lama, pedras e árvores que soterrou tudo o que havia no pé da serra.
Caraguatatuba está totalmente isolada por terra e boa parte foi destruida (inclusive áreas centrais). O socorro (donativos e equipes de salvamento que chegam desde as primeiras horas) é feito através de aviões, helicópteros e navios.




Praticamente sumiu boa parte do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios, principal ligação entre o litoral e o planalto.
Estima-se que o número real de mortos seja extremamente superior ao apurado até agora. Inúmeros lugares, fortemente castigados, ainda não puderam ser atingidos.





O rio Santo Antonio (que atravessa a cidade) teve seu volume multiplicado 5 vezes (água e lama) atingindo e danificando parcialmente a Santa Casa local, onde dezenas de feridos estão sendo tratados.
Em diversos pontos as barreiras de material deslizado foram cedendo, fazendo com que as águas  represadas alagassem bairros inteiros."


Leia outras notícias clicando nos títulos:




Nenhum comentário: