sábado, 15 de janeiro de 2011

FATOS - Notícias da Época - Muro de Berlim ( Em 13 de agosto de 1961)

"BERLIM AMANHECE SEPARADA: COMEÇA A CONSTRUÇÃO DE MURO"


"O mundo, perplexo, assiste ao início da construção de um muro separando Belim Oriental da parte ocidental. Este domingo amanheceu com tropas do exército soviético postadas em toda a extensão da fronteira entre os dois lados da cidade.


 


Barreiras de arame farpado e cerca impedem a passagem dos berlinenses (e qualquer pessoa) de um lado para outro, enquanto o muro vai sendo rapidamente construido.
Operários, soldados,  blocos de cimento, guindastes e outros materiais integravam a paisagem da região nesta manhã.





As potências ocidentais já estão em intensas tratativas junto ao governo soviético. Já se ouve falar em sanções econômicas como pressão para que a URSS abondone essa idéia.
Pelas primeiras notícias que chegam, na noite de ontem (sábado) houve grande e inusitada movimentação do exército no lado Oriental na linha divisória.
Até a semana passada os soviéticos rechaçavam toda e qualquer especulação a respeito dessa violência contra a cidade e o povo alemão, que vemos agora concretizado.






Terminada a Segunda Guerra Mundial, os vencedores (soviéticos, franceses, britânicos e norte -americanos) dividiram a Alemanha derrotada em 4 zonas a serem administradas por cada um deles.
Em 1949 a URSS acabou ficando com a parte oriental de Berlim e do país. Pronto! Estavam criadas as duas Alemanhas: a República Federal da Alemanha (capitalista) e a República Democrática Alemã (comunista)."

==========xxxx==========

Assista a este filme, clicando na telinha. Não é ficção e não precisa entender a narração para sentir um pouquinho o profundo drama que os belinenses viveram na época. Poucos conseguiram fugir para o outro lado do Muro. Muitos ficaram só na tentativa.


Clique nos títulos para ler outras notícias da época:

Condecoração de Che Guevara   /   Assalto ao Trem Pagador   /   Incêndio do Circo de Niterói


1º Salão do Automóvel   /   Sequestro do embaixador americano




2 comentários:

Anônimo disse...

Tenso este muro...

Um passado hostil...

Um abraço!

Adriano

"blcamargo" disse...

Pois é, Adriano. E pensar que novos muros (em outros lugares e por outros motivos) estão sendo construídos agora! Um abraço e grato pela visita e comentário.