quarta-feira, 30 de outubro de 2019

FATOS - EFEMÉRIDES DOURADAS (ANOS 50/60)

19.09.1953
Prefeito Jânio Quadros assina decreto AUMENTANDO a lista de logradouros do centro de São Paulo onde é proibida a venda de bebidas alcoólicas depois das 18,30h. Poderá ser concedida licença especial para o comércio de "chopps" e de cerveja, exceto na chamada "ZONA DO MERETRÍCIO" onde a proibição inclui qualquer espécie de bebida alcoólica.

09.08.1960
Secretário de Educação do Estado de São Paulo revela que está sendo preparada a criação de Centros Educacionais que REUNIRÃO NUM ÚNICO LOCAL os diferentes ramos do ENSINO MÉDIO. Nos primeiros anos todos os estudantes, indistintamente, receberão aulas de matérias classificadas como de cultura geral. Na segunda etapa, conforme as aptidões de cada um, seriam encaminhados para cursos especializados conforme a carreira que pretendessem seguir.

03.09.1961
Não haverá desfile de tropas em comemoração ao  dia 7 de setembro pois a Forças Armadas mantêm-se em prontidão rigorosa, devida à situação nacional. O exército recebeu ordens para SUSPENDER QUALQUER TREINAMENTO PARA OS DESFILES.

14.05.1964
Após romper relações diplomáticas com Cuba, o encarregado de negócios, funcionários brasileiros e suas famílias deixam Havana com destino ao México. Com isso, é dada POR TERMINADA A MISSÃO NO PAÍS.

29.11.1957
Em discurso no 1º Congresso de Trabalhadores de Minas Gerais, o Vice-Presidente João Goulart pregou a organização de evento como aquele por todo o país, visando um CONTATO MAIS ÍNTIMO COM OS TRABALHADORES. Também anunciou que deverá ocorrer ainda neste ano a aprovação de lei no Congresso Nacional permitindo a APOSENTADORIA DE TODAS AS CATEGORIAS AO 30 ANOS DE SERVIÇO E 55 DE IDADE (como estabelece o ato recentemente assinado pelo Presidente Juscelino para os bancários).

25.04.1967
Após tomarem a Faculdade de Filosofia da USP, em São Paulo, estudantes DECLARAM-NA "ESCOLA OCUPADA" E "TERRITÓRIO LIVRE". Líderes convocaram todos os estudantes da Instituição para que instalem no local o "Seminário sobre a Infiltração Imperialista na Universidade Brasileira" que a UNE realiza em todo o país.

Mais notícias dos anos 50/60 AQUI.

Nenhum comentário: