domingo, 15 de novembro de 2009

FATOS - Notícias da época

Em todo o país é realizada a campanha cívica "DOE OURO PARA O BEM DO BRASIL" encabeçada pelo conglomerado de comunicação "Diários Associados" (liderado pela TV TUPI). Empresas, escolas, clubes de serviço e outras entidades civis estão totalmente engajadas nesse movimento. Pessoas de todas as camadas sociais entregam dinheiro ou pequenas peças de ouro (alianças, broches, correntes, etc) e recebem o símbolo da campanha: uma aliança de estanho com a inscrição "dei ouro pra o bem do Brasil". Os organizadores informam que o objetivo da arrecadação é ajudar no pagamento da dívida externa brasileira. Em 1964 (já na ditadura militar). (Nota: veja aqui mais dois fatos marcantes da época, já publicados).









Foi uma verdadeira "festa cívica" no país todo. Prefeituras, desde os mais pequeninos municípios, deram todo apoio à infraestrutura local para a campanha.
O governo militar, recém implantado no Brasil, não teve participação no movimento.
De tudo isso restou uma singela "perguntinha":
onde foi parar o ouro e dinheiro arrecadados? Silêncio sepulcral!!!

2 comentários:

manoe disse...

Bom dia Camargo!
Estou escrevendo algumas postagens relembrando fatos da minha vida (http://rabiscosdomane.blogspot.com/2010/11/minha-hstoria-parte-1-noite-de-natal.html) e gostaria, se tiver sua autorização, de usar a imagem do anel comemorativo da campanha "Dei ouro para o bem do Brasil).
Agradeço muito,

Manoel V Carlos

"blcamargo" disse...

Vai em frente, Manoel! Parabéns pelo seu blog.