quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

IMAGENS - DISCO: Germano Mathias

Mais um que começou cantando em programa de calouro no rádio.
Seu jeito "estranho", o modo de pronunciar as palavras, o gestual e a latinha para marcar o ritmo logo chamaram a atenção do pessoal do mundo musical. Gravou seu primeiro disco em 1956.


1959


No ano seguinte já estava gravando mais dois LPs, sendo que, por um deles, veio a receber o mais cobiçado prêmio do rádio e televisão da época: O "Roquette Pinto".
Aí não parou mais, mantendo intensa atividade ao longo dos anos 60 (seu auge). Chegou a comandar um programa na TV Globo.

1968


Paulistano ("da gema"), aprendeu quando garoto o que seria sua marca registrada: o batuque com latinha de graxa de sapato (anos mais tarde, também com frigideira). Com sua ginga e muito humor no palco, suas apresentações eram sucesso absoluto (levando-o a alcançar altíssimos índices de popularidade). Isso alavancava e vendagem de disco. Participou de dois filmes do cinema nacional.

1969


Embora tenha vivido no Rio de Janeiro boa parte de seus tempos de glória, Germano é considerado o representante do samba puro paulista e foi alcunhado de "Catedrático do Samba".
Seu ritmo ainda é o eco do batuque dos engraxates da sua infância no centro da capital paulista.
Algumas das músicas dos anos 50/60  desse grande malandro paulistano (atentem para os títulos):
Hoje Tem Batucada, Malandro de Araque, Lata de Graxa, Baile do Risca-Faca, Nega Dina, História de um Valente, Doutor no Samba, Baiano Capoeira.
Germano Mathias continua "por aí".

Clique nas duas telinhas abaixo para ver e ouvir esse grande artista em ação. Na primeira, um trechinho do filme "Quem Roubou Meu Samba" (de 1959), em que ele canta e dança contracenando com Ankito e, devidamente "paramentado" de malandro dos anos 50 com seu chapeuzinho, camisa listrada e sapato de cor clara. Na segunda ele cantando seu divertido sucesso "Senhor Delegado" (de 1957):






Clique aqui para rever postagem da edição especial de Natal:  músicas natalinas






Nenhum comentário: