terça-feira, 15 de janeiro de 2013

FATOS - Diversos: A TRAGÉDIA DA "TALIDOMIDA"

No despertar da década de 60 o mundo, comovido, tomava conhecimento de uma das mais terríveis tragédias da História causadas por uso de remédio: o nascimento (a partir do final dos anos 50) de milhares de crianças com gravíssimas malformações de membros (braço e perna atrofiados, deformados ou ausentes) além de outras alterações importantes e, até, mortas.
Em 1962, principalmente,  esse drama foi amplamente estampado nas manchetes de jornais e revistas (as imagens abaixo são desse ano).  No Brasil, a histórica "O Cruzeiro" deu grande cobertura para o tema.

 (reportagem de"O Cruzeiro)

 


A causa foi a droga "Talidomida", um sedativo livremente consumido em quase 50 países por grávidas nos primeiros três meses da gestação, para combater o enjôo.
Em 1961, imediatamente após confirmação de seus efeitos, os países começaram a retirá-la de circulação (menos aqui, onde ainda continuou sendo comercializada normalmente pelos anos seguintes).



Nos Estados Unidos ela sequer chegou a entrar, pelo trabalho de vigilância das áreas governamentais responsáveis pela saúde pública.



A Talidomida foi lançada mundialmente de 1957, por uma empresa alemã (embora senha sido desenvolvida por laboratório suíço, em 1954).




NOTA:

50 anos depois (em agosto de 2012) a empresa fabricante veio a público pedir desculpas pelo mal que causou e inaugurou um estátua de bronze em homenagem aos mais de 12.000 bebês em todo o mundo vítimas da droga !!!


AQUI e AQUI  mais fatos ocorridos nos anos 50/60. É só clicar.

4 comentários:

Angela Escritora disse...

Olá! O mecanismo de busca me trouxe aqui e me deliciei vendo os materiais escolares. Pois eu estava procurando a caderneta Hora H, pequena, era onde anotávamos o dever de casa do colégio. Caso encontre, por favor, me avise!!Fiquei contente em encontrar o livro de textos, de religião e tantos outros materiais antigos! Bom trabalho!

Anônimo disse...

Como posso pedir-lhe mais detalhes? Ótimo post precisa saber mais ...

"blcamargo" disse...

Agradeço a visita e o comentário. Digite a palavra "talidomida" num serviço de busca (google,etc)e verá uma "enxurrada" de matérias sobre a droga (que também tem alguns efeitos benéficos). Aí é só selecionar as que se referem à tragédia. Volte sempre.

"blcamargo" disse...

Valeu, Angela! Volte sempre. Abração.