sábado, 30 de novembro de 2013

FATOS - COISAS DO FUTEBOL DOURADO: TAÇA BRASIL DE 1967: PALMEIRAS CAMPEÃO!!!

"TAÇA BRASIL" era o nome do campeonato nacional de clubes que foi disputado de 1959 até 1968 (tempos da "CBD" de João Havelange). Dela saiam os clubes brasileiros (campeão e vice) que participariam da "Copa Libertadores da América".
Esta matéria refere-se à versão de 1967 desse torneio, focando o jogo decisivo realizado entre os dois melhores colocados:  NÁUTICO, de Recife, e PALMEIRAS, de São Paulo.
O campeão sairia de uma série de 3 jogos. No primeiro embate (em Recife) o time paulista levou a melhor (3 x 1). O segundo foi vencido pelos pernambucanos por 2 a 1.
Partiu-se, então, para o JOGO-DESEMPATE, realizado no Maracanã em 29.12.1967 (uma sexta-feira) debaixo de muita chuva, que atrapalhou tanto o jogo como a renda. As inúmeras poças d'água praticamente impediam a bola rodar no (bom) gramado do estádio carioca.


(futebol na "piscina")



Mesmo com público pequeno, a polícia resolver manter a planejada separação das torcidas,  para evitar problemas (caso se misturassem).
O campo encharcado não permitiu a apresentação de um futebol técnico. O Palmeiras foi superior durante todo o jogo (favorecido por já estar habituado a esse tipo de situação), venceu por 2 a 0 e tornou-se o campeão da IX TAÇA BRASIL. Os gols foram marcados por Cesar "Maluco" (aos 7' do 1º tempo) e Ademir da Guia (aos 33' do 2º tempo).


(Lula-11 e Gena-2 e a água)



O juiz foi Armando Marques, que teve atuação perfeita. Os times jogaram com estas formações:

PALMEIRAS: Peres - Geraldo Scalera - Baldochi - Minuca - Ferrari - Dudu - Zequinha - Cesar Maluco - Ademir da Guia - Tupãzinho e Lula. Técnico: Mário Travaglini

NÁUTICO: Valter - Mauro - Gena - Fraga - Clovis - Rafael - Ivã - Miruca - Ladeira (Paulo Choco) - Nino e Lala. Técnico: Duque



(Ademir pronto para o rebote, que não aconteceu)



Ademir da Guia foi escolhido como o melhor jogador da decisão. Uma curiosidade: ele havia se casado na véspera do jogo e saiu da igreja diretamente para a concentração. Toda a equipe palmeirense ficou no Rio para comemorar a conquista. Ele, não!!!


Mais  "Futebol Dourado"   AQUI.

Nenhum comentário: