sexta-feira, 15 de junho de 2018

===================== CANTINHO DOS ANOS 70 =====================

(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)



I) IMAGENS - Velharia:  TOCADOR DE MÚSICA (PORTÁTIL) "WALKMAN"

Em 01.07.1979 a gigante SONY lançou no Japão um pequeno dispositivo eletrônico para ouvir música, em fita cassete e movido a pilhas. Por não ter a função de gravação (só reprodução), nem mesmo a empresa "botava fé" na aceitação pelo público. Inicialmente foi-lhe dado o nome-código de "TPS L2".
As imagens exibidas são do "Walkman" de 1979 ("TPS L2).




















Ledo engano! No ano seguinte o aparelhinho entrou nos Estados Unidos e fez enorme sucesso (e de lá para o mundo, quando ficou conhecido como "WALKMAN".




Foi o primeiro a permitir a reprodução de música (até em Stereo!) de forma portátil e individual. Antes, ouvir canções fora de casa só pelo radinho de pilha (ou trambolhos desconfortáveis como os  toca disco ou gravadores).



O WALKMAN foi revolucionário, pois  podia ser levado para qualquer lugar, tocava fita cassete (anos depois, "CD" e, mais tarde, "MP3") e tinha fone de ouvido (uma tremenda novidade). 

Pode-se dizer que esse tocador deu início a uma nova era da música.







E, para finalizar, uma NOTA IMPORTANTE sobre um fato desconhecido por muitos:

Em 1972,  o engenheiro ANDREAS PAVEL (então com 27 anos e morando em São Paulo) inventou um aparelho com todas as características e recursos que viria a ter o produto lançado pela SONY 7 anos depois.  De origem alemã, ele tinha 6 anos de idade quando veio morar no Brasil com a família.
Lutou na Justiça (diversos países) por décadas para que a multinacional japonesa o reconhecesse como o criador do aparelho. Em 2004 isso aconteceu e foi feito acordo em que ele levou uma montanha de compensação financeira e outros tipos de ressarcimentos.

======================================================================

II) EFEMÉRIDES DOS ANOS 70


25.05.1978
Jornalistas americanos escolhem o lutador de boxe MUHAMMAD ALI como o "ATLETA DA DÉCADA". Pelé só aparece em  4º lugar, após um jogador de golfe (2º) e um de beisebol (3º).

14.01.1978
Papa Paulo VI cita, explicitamente, CHILE, ARGENTINA e BRASIL quando denunciou tortura no mundo, em audiência ao Corpo Diplomático no Vaticano.

06.03.1970
Testado na baía de Guanabara um colchão especial que isola o óleo derramado na água. Funcionará como uma cerca protetora em volta dos navios e poderá reduzir SENSIVELMENTE A  POLUIÇÃO da baía.

09.10.1979
Perguntado por uma das 90 crianças que visitavam o Palácio do Planalto sobre o que faria se fosse filho de pai que ganhasse salário mínimo, o Presidente Figueiredo respondeu que "DAVA UM TIRO NA CUCA".

12.11.1973
Ministério da Saúde anuncia a criação do "INSTITUTO NACIONAL DO ALCOOLISMO" que atuará no país na prevenção contra a bebida.

15.11.1977
Projeto de lei a ser submetido ao Parlamento do Egito prevê PENA DE MORTE para os muçulmanos egípcios que renegarem a religião islâmica, por declarações ou atos.

17.10.1972
Presidente Salvador Allende admite que o Chile está à beira de uma GUERRA CIVIL. Comandante militar decreta toque de recolher na capital chilena.

======================================================================

III) IMAGENS - Programa de TV:  NOVELA EDUCATIVA "JOÃO DA SILVA" (Parte I)


Nos anos 60/70 algumas emissoras de TV (entre elas a TV EDUCATIVA-RJ, a TV UNIVERSITÁRIA-PE e a TV CULTURA-SP) foram responsáveis pelas primeiras iniciativas no campo da TELEDUCAÇÃO. Produziram um tipo de programa considerado o embrião da tão difundida "EAD-Educação à Distância" dos dias de hoje ("Curso Madureza Ginasial"-AQUI, "Cursos por Correspondência"-AQUI e "Telecurso 2º Grau"-AQUI).


CULTURA-SP

























Hoje, focamos mais um desses programas educativos na TV, só que numa modalidade inédita: NOVELA! Trata-se de "JOÃO DA SILVA", telenovela didática (com 100 capítulos) produzida pela estatal TV EDUCATIVA-RJ em 1972/1973.


EM GRAVAÇÃO
O PROTAGONISTA EM CENA













Ela foi transmitida primeiramente pela TV RIO (NOV/73) e depois pela TV TUPI-RIO (DEZ/73) e depois pela TV GLOBO (MAR/74).  Tinha como público-alvo os adolescentes e adultos sem a conclusão do 1º grau e foi reprisada até 1981.


GLOBO



Essa novelinha era um curso supletivo teatralizado e tinha como material de  apoio 5 livros (apostilas vendidas em bancas de jornal) contendo as matérias da "trama" exibida nos capítulos.







                                                                                                        (continua na matéria SEGUINTE)

======================================================================

 IV) IMAGENS - Programa de TV:  NOVELA EDUCATIVA "JOÃO DA SILVA" (Parte II)

Podia ser acompanhada em casa ou nos "telepostos" (postos criados para esse fim) Abrangia o currículo das 4 primeiras séries do 1º grau (antigo "Primário" e hoje, os anos iniciais do ensino fundamental).

                                                 UM DOS 5 LIVROS (APOSTILAS) 1974
























Tema central da novela: Um nordestino ("João da Silva") vai viver no Rio de Janeiro em busca de trabalho  para melhores condições de vida. Mas, seu ideal esbarra no fato de ser analfabeto e sem nenhum qualificação profissional. Então, matricula-se em um Curso Supletivo (o ambiente da história) e obtém a tal desejada formação educacional.
Como ninguém é de ferro, nosso herói namora e casa  com uma colega de classe (a "Rosinha") e os dois tiveram uma vida feliz cheia de amor (e emprego).

OLHA A TURMA NA CLASSE


Alguns dos artistas que participaram desta experiência pedagógica revolucionária: NELSON XAVIER ("João da Silva") - MARIA CRISTINA NUNES ("Rosinha") - MARIA FERNANDA ("Dona Marta") - EDUARDO TORNAGHI, SUELY FRANCO e ZEZÉ MACEDO.












Solenidade de entrega do prêmio concedido à novela por Instituição Japonesa em 1973.








Em agosto/1979 a TV EDUCATIVA lançou o primeiro dos 200 capítulos previstos para outra novela didática, "A CONQUISTA". Dessa vez, para as quatro últimas séries do 1º grau (o "GINÁSIO" antigo).

Clique na telinha e volte àqueles tempos com essa turma do Supletivo.



======================================================================

V) PARADA DE SUCESSOS:  "TRUE LOVE" (Steve Mclean) - "EXPLODE CORAÇÃO" (Maria Bethânia) - "NIGHT FEVER" (Bee Gees)



"TRUE LOVE" 1976


"EXPLODE CORAÇÃO" 1979


"NIGHT FEVER" 1977


=====================================================================

VI) ESTANTE DE LIVROS:  BEST-SELLERS DOS ANOS 70 ("A MALDIÇÃO DE JOEL DELANEY" - "A SALAMANDRA" - "O TOCADOR DE TUBA" - "O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?"

1975
1974

























1977
1979
























======================================================================

VII) IMAGENS - Carro: "ROLLS ROYCE"


Essa marca (da montadora inglesa fundada em 1906!) representa sofisticação, luxo e conforto. Seu símbolo ("A Dama Voadora" ou "A Dama Prateada") adorna a frente do carro deste 1911.
Como bem diz um ditado popular, este carro é para o pobre mortal "ver com os olhos e lamber com a testa".

"PHANTOM VI" 1971

"SILVER WRAITH II" 1979

"CORNICHE II" 1972

"SILVER SHADOW" 1976


======================================================================

VIII) IMAGENS - Brinquedo: MINI MÁQUINA DE COSTURA - ÔNIBUS DE LATA - "18 JOGOS" - "GALINHA DOS OVOS DE OURO"

1970


1975


ANOS 70


ANOS 70


COM ESTA SEÇÃO DE COISAS DOS ANOS 70 ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO DO BLOG. AQUI TODAS AS PUBLICAÇÕES SOBRE ESSA DÉCADA.


Nenhum comentário: