sábado, 15 de fevereiro de 2020

====================== CANTINHO DOS ANOS 70 ======================

(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)

I) FATOS - EFEMÉRIDES DOS ANOS 70

17.11.1972
Presidente Médici envia ao Congresso Nacional projeto para CRIAÇÃO DA "INFRAERO" que passará a administrar e operar (inclusive comercialmente)  todos os aeroportos do país. Segundo declaração do Ministro do Aeronáutica, a má administração dos nossos terminais aeroviários vem comprometendo a imagem do Brasil perante os passageiros estrangeiros.

26.06.1972
Volkswagen apresenta seus dois MODELOS ESPORTIVOS nas pistas de Interlagos (S. Paulo) com os jornalistas paulistas e cariocas fazendo breve "test-drive". A empresa informou que os diversos nomes cogitados para eles não foram aceitos e que, portanto,a denominação oficial é "SP-1" e "SP-2".

23.04.1974
Médico da Seleção Brasileira,  Dr. Lídio Toledo, informa que poderá determinar o afastamento do jogador Paulo César (do Flamengo) para os próximos jogos, tendo em vista o TRAUMA COM AS VAIAS que recebeu nas apresentações em São Paulo, Brasília e, até, no Rio. O médico argumenta que, nessa situação, insistir com ele no time da Seleção poderá prejudicá-lo.

14.10.1977
Exército argentino ASSUME O CONTROLE das instalações da fábrica da empresa automobilística francesa "Renault", na cidade de Córdoba, em consequência de  greve dos 10 mil trabalhadores, que reivindicam aumentos salariais.

04.07.1977
Mesmo sem entregar os telefones do plano de expansão  de 1975, Ministério das Comunicações divulga os preços dos aparelhos residenciais e comerciais do NOVO PLANO a ser iniciado no próximo dia 16 para o Rio de Janeiro e Niterói. O prazo para entrega será o mesmo do anterior (não cumprido), ou seja, 2 anos.

01.05.1979
Sérgio Paranhos Fleury, delegado da Polícia Civil de São Paulo, que se notabilizou por sua atuação nos órgãos de repressão política da ditadura, MORRE AFOGADO ao cair de um barco em Ilhabela (litoral norte paulista).

11.06.1978
Embora não haja dispositivo legal impedindo, mas visando a segurança das crianças, a Secretaria dos Transportes de São Paulo RECOMENTA AOS MOTORISTAS que não permitam a viagem  delas no banco dianteiro ou sobre o porta malas interior do veículo ou, ainda, de pé nos bancos.
++++++++++

II) IMAGENS - Programa de TV: "FAÇA HUMOR, NÃO FAÇA GUERRA"


Foi um dos primeiros programas em  "VIDEOTAPE" (fita magnética usada para guardar imagens e sons que veio propiciar a possibilidade das emissoras de TV exibirem uma atração em qualquer  outros momentos/canais programados. Esse sistema chegou por aqui no final dos anos 50).



















O humorístico "FAÇA HUMOR, NÃO FAÇA  GUERRA" caracterizou-se  por apresentar personagens em quadros curtos (conhecidos como "esquetes). Fino humor em aproximadamente 55 minutos!



JÔ SOARES e RENATO CORTE REAL, engraçadíssimos,  eram os protagonistas e tinham o apoio de grandes artistas como MIELE, BERTA LORAN, PAULO SILVINO, RENATA FRONZI e SANDRA BRÉA, dentre outros.

ESSES DOIS FORMAVAM A DUPLA "O GORDO E O MAGRO" BRASILEIRA

Foi exibido em junho/1970 a março/1973.

DEZEMBRO/1972

"FAÇA HUMOR ..."  era o programa de produção mais cara da linha de shows da Globo.


RENATO E MIELE

UMA CURIOSIDADE: Embora a emissora refira-se ao programa sem o artigo A no título ("... NÃO FAÇA GUERRA") podemos notar o contrário nas propagandas e apresentação na TV.

Para encerrar com chave de outro esta lembrança, nada melhor que rever a turma em ação e ouvir  a "inesquecível" musiquinha  de abertura:





++++++++++

III) IMAGENS - Escola: LIVROS DO CURSO DE DIREITO


Para os, então, futuros causídicos dos anos 70 recordarem um pouquinho os velhos tempo de "ralação" com essas matérias/áreas na faculdade de direito.



1971


1972


1971




1972
1975
1973

1975
1979
1978
++++++++++

IV) VOCÊ SE LEMBRA?


... do SUICÍDIO COLETIVO de Jonestown? (AQUI)

... dos tênis "TOPPER", "ADIDAS" e "RAINHA"? (AQUI)

... da maquininha fotográfica "LOVE"? (AQUI)

... de alguns sucessos de LUIZ AYRÃO? (AQUI)

... dos CURSOS POR CORRESPONDÊNCIA da "Revista Monitor"? (AQUI)

... do extinto "JORNAL DA TARDE", do Grupo Estadão? (AQUI)

... do carrão americano "CHEVROLET CORVETTE STINGRAY"? (AQUI)

... de "NO WOMAN, NO CRY" (Bob Marley) e da versão de Gilberto Gil? (AQUI)

++++++++++

V) IMAGENS - Brinquedo: "LARANJINHA", da Glasslite


Mais um brinquedo dos anos 70. Desta vez é da "GLASSLITE", empresa que existiu do final dos anos 60 até sua falência em 2005 (antes, havia passado por duas crises financeiras "brabas", em 1980 e 1992). 



DEZEMBRO/1976




Deixou saudades!  Divertiu gerações com seus produtos, como: fabriquinha de sorvete, polícia maluca, maquininha de bordar, super máquina, fórmula I, pega-peixe, dentre muitos outros.
Hoje nossa seção é dedicada à "LARANJINHA AMIGA", da coleção "Magic Duende", que era uma  "árvore encantada que dá suco"!




Esse brinquedo (que, na realidade, era muito mais que isso)  consistia numa TALHA (recipiente para armazenar líquidos) de plástico duro moldado como uma árvore (30 cm de altura) com carinha sorridente e dotada de torneirinha no tronco.


















Era só colocar suco, refrigerante ou outra bebida "gostosa", colocar o copo no lugar próprio, pressionar a torneirinha e (pronto!) se esbaldar.
















++++++++++

VI)FATOS - FUTEBOL DOS ANOS 70


O Fluminense foi o grande campeão da "TAÇA DE PRATA" (Torneio Roberto Gomes Pedrosa") de 1970 com o empate de 1 x 1 no último jogo (contra o Atlético Mineiro). Os gols foram marcados por Mickey (FLU) e Vaguinho (ATL).
Na outra partida decisiva (no mesmo horário, 17 horas) o Palmeiras, que também disputava o título, venceu o Cruzeiro por 4 a 2  mas, como o time carioca só precisava de um empate, os paulistas acabaram ficando com o vice.

25.12.1970
A TAÇA
Ambos os jogos da final foram realizados no dia 20.12.1970 no Maracanã (Fluminense) e Pacaembu (Palmeiras).
Esse torneio teve 142 jogos, 313 gols e média de 20.259 pessoas por partida.


OS CAMPEÕES



Clique na telinha para assistir trechinho do jogo do campeão, mais algumas informações e, ainda, ouvir o HINO DO FLUMINENSE!


++++++++++

VII) IMAGENS - Cinema Brasileiro: "UMA PISTOLA PARA DJECA" (Mazzaropi) - "O CASAL" - "PRESÍDIO DE MULHERES VIOLENTADAS" - "REPÚBLICA DOS ASSASSINOS"



1970 (CLIQUE AQUI PARA VER OUTROS
 CARTAZES DE FILMES DE MAZZAROPI
DOS
ANOS 70 E AQUI DOS ANOS 50/60)
1975



























1977

1979

COM ESTA SEÇÃO DE COISAS DOS ANOS 70 ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO DO BLOG.
AQUI VOCÊ ENCONTRA TODAS AS MATÉRIAS SOBRE ESSA DÉCADA.

Nenhum comentário: