sábado, 15 de fevereiro de 2020

... (Cine Marrocos) ... ERA ASSIM EM ... (1951) ...

==============================================================================
Hoje o post "... ERA ASSIM EM  ..." está em formato diferente. Inclui a apresentação de textos e não só imagens como sempre foi. Esperamos que gostem da matéria!
==============================================================================

Uma pequena crônica dos áureos tempos dos cinema de rua  para os paulistanos "mais vividos" relembrarem (e "os de fora" conhecerem um pouco) o monumental "CINE MARROCOS", que foi considerado o mais luxuoso cinema de São Paulo e, até, da América do Sul!

FACHADA
De "estilo mourisco", tinha pisos e colunas de mármore, sala de espera com um belo bar, hall de entrada com vistosa fonte luminosa, elevadores com ascensoristas, poltronas recuáveis (uma novidade) revestidas de couro e veludo, além de "otras cositas más".

BILHETERIAS E VESTÍBULO CIRCULAR (COM A FONTE LUMINOSA NO CENTRO)
Foi oficialmente inaugurado em 25.01.1951 (diversos horários diurnos e noturnos), dia do 397º aniversário da fundação de São Paulo.


CABINE DE PROJEÇÃO (A MAIOR
DO PAÍS)
UMA DAS SALAS DE ESPERA
No dia anterior houve diversas atividades: À tarde,  um coquetel para autoridades, imprensa e convidados. À noite, uma "ante-estréia" BENEFICENTE (21h) e uma sessão especial (24h) para finalizar essa inauguração solene.



HALL DA ENTRADA

ENTRADA




Esse verdadeiro palácio tinha sala de platéia com capacidade para 2.000 pessoas e aparelhagem de som/projeção das mais modernas do mundo.




O filme inaugural (nos dois dias) foi "MEMÓRIAS DE UM MÉDICO" (de 1949), com ORSON WELLES.

JORNAL DE 24.01.1951



Ah! Não podemos esquecer que (como em outros cinemas "chics" da época) traje social era obrigatório para entrar na suntuosa sala (homens sem gravata não entravam!)






O "Marrocos" foi desativado como sala de cinema lá pela metade do ano de 1997, mas continuou a ser utilizado  para eventos especiais.





PLATÉIA E OS DOIS BALCÕES

PLATÉIA  E  TELA/PALCO

O prédio foi tombado em 1992 e desapropriado em 2010. Em 2013 sofreu ocupação por centenas de famílias (em movimento liderado pelo "MST"), que durou alguns anos.
Até hoje o Poder Público Municipal "estuda" um modo de utilizá-lo e, com isso, interromper largo tempo de abandono e deterioração! Que triste fim para tanta grandiosidade!

Mais "Era Assim" AQUI.


Nenhum comentário: