sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

====================== CANTINHO DOS ANOS 70 ======================

 (uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)

I) IMAGENS - Velharia: BICICLETA CALOI "TOTICA"

Mais um produto da histórica "CALOI": a bicicleta infantil "TOTICA", lançada em 1975 para crianças a partir de 2 anos.


Algumas de suas  características: rodinhas laterais removíveis, guidão e selim reguláveis, aro 10 (existia, também, um pouquinho maior), pneus com câmara. As fotos mostradas são de "Totica" de 1975 a 1978.


++++++++++

II) IMAGENS - Programa de TV:  Série "SWAT"
Quando esse esquadrão é chamado para atender uma ocorrência é porque "a coisa tá feia"! Em 1976 a Globo estreou a série policial "SWAT", considerada muito violenta (nos dias de hoje seria filminho da "sessão da tarde").

1976   /   1977


Os episódios mostravam aventuras dessa unidade no combate ao crime  (ela só intervia em situações muito especiais).



SWAT era exibida após a "novela das 8" e tinha enorme audiência. Em 1980 foi para a Record e, anos depois,  voltou à Globo (não mais em horário nobre).

Sua música tema fez muito sucesso!

Todo o alvoroço causado por essa série não passou despercebido pela emissora carioca. Então, ela "juntou a fome com a vontade de comer" e incluiu, no ano seguinte, uma paródia no programa que os já famosos "TRAPALHÕES" tinham (e passava antes do "Fantástico"). Esse novo quadro  recebeu o título "TRAPASWAT". Clique na telinha abaixo e veja Renato Aragão e sua turma da pesada "combatendo o crime".

Olha aí os "mal-encarados":


E, para finalizar, clique na telinha abaixo para assistir um episódio dublado da série "de verdade", com direito a ouvir a icônica musiquinha da abertura.

>++++++++++

III) IMAGENS - Revista:  "NOSSO AMIGUINHO"

"Nosso Amiguinho" é uma revistinha infantil (mensal) da Editora Casa Publicadora Brasileira (a mesma que publica "Vida e Saúde" - AQUI).

1970   /   1971


1972

Seu primeiro número saiu em 1953 e ainda está em circulação!

1970

1972


Dedicada à boa formação da criança traz matérias saudáveis como historinhas, passatempos, brinquedos para recortar e colar, assuntos de saúde, brincadeiras, educação, comportamento e jogos, dentre outros temas educativos.
1975

1977   /   1979

1979

++++++++++

IV) FATOS - PROTAGONISTAS DOS ANOS 70

Nos anos 70 um jovem especialista em música estrangeira para a juventude se destacou no rádio  como "DISC JOCKEY" (tendo sido, também, produtor musical, discotecário, apresentador de TV e jornalista com colunas em jornais e revistas).


Embora atuasse em rádio do Rio de Janeiro, conseguiu a façanha de se tornar conhecido no Brasil todo. Seu nome artístico"BIG BOY".


Ele revolucionou os programas radiofônicos com sua linguagem muito peculiar. Além de tudo, ainda mantinha uma intensa agenda diária com promoção de bailes em clubes e ginásios, realização de shows em teatro para divulgação de novas bandas de rock e apresentação de artistas estrangeiros na TV, organização de discos, etc.




Fez seu nome através de programas na RÁDIO MUNDIAL do R. de Janeiro. Faleceu em 1977 (com 33 anos!) em um hotel na capital paulista onde se hospedava para gravação de programa na Rádio Excelsior.

"HELLO CRAZY  PEOPLE, BIG BOY RIDES AGAIN" (seu bordão preferido)

Clique nas telinhas  e volte aos "tempos de rádio" ouvindo BIG BOY e conhecendo um pouco mais de sua história

++++++++++

V) IMAGENS - Brinquedo:  "FITTI-SHOW"






CLIQUE E ASSISTA OS CARRINHOS EM AÇÃO!!!

++++++++++

VI) PARADA DE SUCESSOS: "QUE BOM SERIA" (Agnaldo Timóteo) - "PHILADELPHIA FREEDON" (Elton John) - "UM JEITO ESTÚPIDO DE TE AMAR" (Maria Bethânia)

"QUE BOM SERIA" 1970

"PHILADELPHIA FREEDON" 1975

"UM JEITO ESTÚPIDO DE TE AMAR" 1977

++++++++++

VII) IMAGENS - Escola: "CARTILHA DO TUTU" - "NO REINO DA ALEGRIA" - "O MUNDO DAS PALAVRAS"

Mais algumas CARTILHAS que ajudaram na alfabetização de muitas crianças nos anos 70.

1970

1976

1977



Nenhum comentário: