quinta-feira, 15 de maio de 2025


 

DÉCADA DE 60 = BRINCADEIRAS INFANTIS DE ANTIGAMENTE

 REEDIÇÃO DE MATÉRIA PUBLICADA EM 15/11/2018

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

IMAGENS - Velharia: BRINCADEIRAS DA CRIANÇADA DE ANTIGAMENTE (V)

Mais uma vez voltamos no tempo para relembrar alguns outros jogos e brincadeiras que divertiam muito e mantinham as crianças "ocupadas" por horas (e, praticamente, sem gastar nada!). Além de tudo, ainda, desenvolviam o físico/mente e melhoravam a sociabilidade dos pequenos.


BAMBOLÊ


CABRA -CEGA


CARRINHO DE ROLIMÃ


RODAR ARO

Clique para ver matérias anteriores com outras brincadeiras: AQUI - AQUI - AQUI - AQUI

DÉCADAS DE 40 E 50 = IMAGENS - Anúncio: "MASSETTI" - "O CRUZEIRO" - "MENELIK" - "PANEX" - "ITA" - "KODAK" - NESCAFÉ"

 1941   /   1944   /   1945

1953   /   1958   /   1959

1959

DÉCADA DE 60 = EXAME ORAL NO GINÁSIO

 REEDIÇÃO DE MATÉRIA PUBLICADA EM 30/06/2012

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

FATOS - Escola: EXAME ORAL NO GINÁSIO

Os exames finais do Ginásio obviamente deixavam os alunos muito "estressados", pricipalmente (e merecidamente) aqueles que "fraquejaram" durante o ano todo e chegavam em dezembro precisando de altas notas para "passar de ano".
Se isso acontecia com as provas escritas, imaginem o que se passava na cuca deles quando chegava a hora do  temido "exame oral"  (que também era exigido no "Exame de Admissão").
Não havia um padrão. Cada escola escolhia a forma de aplicar essa avaliação (um só professor, mais de um, etc). Geralmente era sorteado na hora (de um saquinho) o número correspondente ao assunto ("ponto") que seria objeto das perguntas.



Que "suadouro" danado! Era comum dar um "branco" e na hora de responder não sair nada!
Ainda mais com os colegas (que aguardavam sua vez) assistindo tudo, pois o "suplício" era público. E pensar que boa parte dos que passavam por isso tinha 11/12 anos (primeiras séries) e muitas vezes até 10 (os que faziam o Exame de Admissão)!
No final dos anos 50 esse exame no Ginásio não tinha aprovação unânime do corpo docente da época. Os professores mais conscientes combatiam sua existência, pelos aspectos psicológicos negativos que apresentava. A situação emocional do aluno, numa exposição dessa, poderia levá-lo a um resultado ruim (prejudicando sua nota final) sem nenhuma relação com o conhecimento da matéria. E, além de tudo, era totalmente desnecessário.
No final de 1961 foi aprovada a primeira Lei de Diretrizes e Bases do país. Dentre importantes medidas para a modernização da Educação Brasileira, destacou-se uma: a extinção do exame oral.
É bom ressaltar, para finalizar, que essas e "otras cositas mas" não tiram o brilho do antigo curso ginasial que, indiscutivelmente, formava os alunos com  uma base muito boa de  conhecimentos para "tocarem a vida" ou continuarem os estudos.

DÉCADA DE 70 = IMAGENS - Velharia: APARELHO "3 x 1"

Ele teve seus tempos de glória nos anos 70/80: falamos do APARELHO  "3 X 1" (ou "três - em - um") que juntava rádio, toca-disco e gravador cassete num só gabinete. Os que mostramos (verticais e horizontais) são da década de 70.





DÉCADA DE 70 = CARRO "CHEVETTE"

REEDIÇÃO DE MATÉRIA PUBLICADA EM 15/03/2017

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

 IMAGENS - Carro:  "CHEVETTE"

Mais um carro clássico que ainda está na memória de muitos brasileiros, embora já fora de linha há algumas décadas: o CHEVETTE da General Motors.


04.05.1973
05.07.1973
























Em abril de 1973 a montadora fez a apresentação oficial desse seu novo carro pequeno que era alardeado como o "maior concorrente do Fuscão (Volks 1500) e do Corcel (Standart)".


REVISTA QUATRO RODAS DE 04.10.1972







Algumas das características do modelo de lançamento:

motor dianteiro, arrefecimento a água, duas portas, média de 10 km por litro de gasolina (cidade), travas nos bancos dianteiros, freios auto ajustáveis, travamento duplo do capô, disponibilidade de 10 cores.


















Em 1976 a GM disponibilizou uma série especial: o CHEVETTE "PAÍS TROPICAL": cores beje ou marrom, faixa lateral, toca-fitas "top de linha", retrovisor esportivo (lado do motorista) e rodas de 6 polegadas (vide anúncio abaixo):


O Chevette teve diversas versões até sua produção ter sido encerrada, no final de 1993 (com o modelo/94). Mas, bem antes, o FUSCÃO e o CORCEL já tinham "dançado.

Mais "Carro" AQUI.

DÉCADAS DE 70 E 80 = FATOS - NOTÍCIAS DA ÉPOCA

 






DÉCADA DE 70 = PROGRAMA "CHICO CITY"

 REEDIÇÃO DE MATÉRIA PUBLICADA EM 15/03/2017

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

 IMAGENS - Programa de TV: "CHICO CITY"


Com direção de Augusto César Vannucci e Carlos Manga (dentre outros) a TV GLOBO lançou em 05.01.1973 o histórico humorístico "CHICO CITY", uma cidadezinha povoada pelos personagens criados e encarnados por CHICO ANYSIO (Coalhada - Velho Zuza - Gastão Franco - Popó - Pantaleão - Cel. Limoeiro - Bozó etc) e um enorme time de humoristas de primeira.


1979

14.09.1973






















POPÓ E ALBAMERINDO (1973)


1974


PANTALEÃO E SUAS MENTIRAS CABELUDAS ("É MENTIRA, TERTA?")


Passava às sextas-feiras, no horário das 21h. Durou até 24.04.1980. Deixou muitas saudades!!!

Vamos relembrar? É só clicar nas telinhas e se encontrar com alguns dos engraçadíssimos moradores de "Chico City":






Mais "Programas de TV" AQUI.

DÉCADA DE 80 = IMAGENS - Velharia: . . . ERA ASSIM EM . . .

 LOGRADOUROS "ICÔNICOS" DA CAPITAL PAULISTA NOS ANOS 80.




DÉCADA DE 80 = IMAGENS - Gibi: "OS TRAPALHÕES" - "SERGIO MALLANDRO" - "XUXA"

 Da televisão para o gibi.

1983

1988 (Nº 1)

1989 (Nº 1)


DÉCADA DE 50 = IMAGENS - ESTANTE DE LIVROS: COLEÇÃO "PINGO DE GENTE"

 Coleção lançada em 1982 pela Editora Melhoramentos.




DÉCADA DE 80 = IMAGENS - Brinquedo: Jogo "VIRE A MESA"

Mais um brinquedo da "Estrela":  o joguinho "VIRE A MESA" (lançado nos anos 80). Ganhava a partida aquele que conseguisse colocar o maior número de pratos e garrafas na mesa. Mas o cliente era nervosinho e se não fosse bem servido VIRAVA A MESA e derrubava tudo no chão. Por isso a criançada tinha que ter muita atenção, colocando as peças cuidadosamente e bem devagarinho !!!