domingo, 15 de fevereiro de 2026


 

DÉCADAS DE 50 E 60 = FATOS - CONSELHOS & DICAS DE ANTANHO

 


DÉCADAS DE 50 E 60 = FLAGRANTES CLIMÁTICOS NOS ANOS 50/60

 1959  TORNADO NA DIVISA DOS ESTADOS DO PARANÁ E S. CATARINA

1965 NEVASCA NA REGIÃO DE PORTO ALEGRE


1966 ENCHENTE NO RIO DE JANEIRO

DÉCADAS DE 50 E 60 = HUMOR DE ANTIGAMENTE

 1959

1967

1969

DÉCADA DE 60 = IMAGENS - Velharia: GRAVADOR AIKO "ATP-704"




DÉCADAS DE 50 E 60 = IMAGENS - Anúncio: "SWIFT" - "BANCO DA AMÉRICA" - "GE" - "CANAL 7" - VULCABRÁS" - "VOLKSWAGEN"

1950   /   1951

1957   /   1963

1961   /   1962

DÉCADA DE 70 = CAMPANHA DO CORINTHIANS

 REEDIÇÃO DE MATÉRIA PUBLICADA EM 15/05/2017

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

FATOS - COISAS DO FUTEBOL DOS ANOS 70: CORINTHIANS FAZ CAMPANHA PARA COMPRAR JOGADOR

Em outubro de 1971 o Corinthians fez movimento junto à torcida para levantar grana visando a compra do jogador botafoguense PAULO CÉSAR CAJU. Um mês depois foi divulgado o resultado: 600 mil cruzeiros. A campanha fracassou, ficando longe do valor a ser alcançado (dois milhões) e o craque do Botafogo não mudou de endereço. Mas não foi de todo mal: o clube ganhou um bom dinheiro (depositado, em grande parte, nos inúmeros barris coletores espalhados pela capital paulista).
Anteriormente, bem antes da final do campeonato carioca (Botafogo x Fluminense), nosso amigo "Caju" exagerou na dose de provocação e posou para uma famosa revista com a "faixa de campeão" Pegou muito mal!  Para piorar,  Fluminense venceu a decisão e  tornou-se campeão. A perda do título (praticamente ganho diversas rodadas antes da final) causou um estremecimento na relação dele com o clube/torcida. Aí o Coringão entra em ação para comprá-lo.



com a faixa
revista de nov/1971:não era unanimidade





















DEZ ANOS DEPOIS quis o destino que Paulo Cesar acabasse contratado pelo Corinthians (desta vez sem campanha).  Praticamente em final de carreira,  teve atuação inexpressiva nos poucos jogos que fez pelo clube paulista e logo  voltou para o Rio.

ELE (DISCRETÍSSIMO) COM RIVELINO


AQUI coisas do futebol dourado.

DÉCADA DE 70 = COMPUTADOR "APPLE II"

 REEDIÇÃO DE MATÉRIA PUBLICADA EM 15/04/2018

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

IMAGENS - Velharia: COMPUTADOR PESSOAL "APPLE II"


Em maio/junho de 1977 a empresa APPLE apresentou ao público americano o computador  pessoal "APPLE II", uma versão melhorada do pioneiro "APPLE I" lançado no ano anterior como um simples kit de informática.



ALGUMAS ESPECIFICAÇÕES DO "APPLE II

Com esse "II"  a empresa praticamente iniciou o caminho  para a liderança de computadores pessoais (final dos anos 70 até hoje).










O "APPLE II" só chegou ao Brasil, oficialmente, nos anos 90! Na década anterior uma empresa brasileira teve a ideia de fazer aqui um computador que era acintosa cópia do americano. A pirataria não avançou ante forte pressão dos Estados Unidos junto ao governo brasileiro.

DÉCADA DE 70 = FAMÍLIA BARBAPAPA"

 REEDIÇÃO DE MATÉRIA PUBLICADA EM 15/08/2018

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

IMAGENS - Programa de TV: DESENHO "FAMÍLIA BARBAPAPA"


Em 1977 essa simpática turminha chegou ao Brasil. Veio por intermédio das bancas de jornal com quadrinhosrevistas e álbuns para recortar e/ou colorir. E, imediatamente após essa "invasão", também através de discos e brinquedos dos mais variados tipos.






ÁLBUM DE FIGURINHAS
ÁLBUM DE RETRATOS

Pronto! o "terreno" estava preparado para a estréia dos desenhos animados na TV.
Estamos falando da divertida e educativa "FAMÍLIA BARBAPAPA", formada por "seres" com formato de "joão-bobo" (para uns) ou "fantasminha" (para outros).



Eram dotados de bons sentimentosamantes da natureza"gente" de fino trato e que tinha o poder de assumir várias formas. Seus objetivos: ajudar e proteger os membros da família, os amigos e todos ao seu redor.



















Essa família era constituída pelo casal Barbapapa (pai) e Barbamama (mãe) e seus 7 filhosBarbabravo (atleta) - Barbazoo (que adora plantas e animais) - Barbaclic (inventor desastrado) - Barbacuca (amante da leitura) - Barbatinta (pintor/desenhista e o único com pelos) - Barbabela (muito vaidosa)  e Barbabala (músico).
Os 4 meninos têm a forma do pai (arredondada) e as 3 meninas, com da mãe (flores na cabeça). Você é capaz de identificar cada um por estas "pistas"?




E, para finalizar (ufa!) vamos recordar essa turminha sendo apresentada por Paula Saldanha? É só clicar nas telinhas:



DÉCADA DE 80 = IMAGENS - Brinquedo: "ROLLER GAME" - "TARGET GAME" (com esferas de aço)

 



DÉCADA DE 80 = ESTANTE DE LIVROS: "O FIEL DA BALANÇA" - "O VÔO DA ÁGUIA" - "1968: O ANO QUE NÃO TERMINOU" - UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO"

 Mais best-sellers  dos anos 80.

1980   /   1984


1988   /   1989


DÉCADA DE 80 = PROGRAMA DE TV: NOVELA "BEBÊ A BORDO"

Mais uma pitada de recordação:  a novela de humor "BEBÊ A BORDO",  que estreou na Globo em 13/06/1988 (19h), e teve em seu elenco nomes como  ISABELA GARCIA,  TONY RAMOS, DINA SFAT e ARI FONTOURA, dentre outros. Com seus 209 capítulos, esteve no ar por 8 meses.

ISABELA GARCIA E O BEBÊ

TONY RAMOS E DINA SFAT

ARMANDO BÓGUS E DÉBORA DUARTE

TARCÍSIO FILHO E JORGE FERNANDO