sábado, 30 de janeiro de 2010

FATOS - Protagonistas dos Anos Dourados

João Goulart ("Jango"). Vice de Jânio Quadros, assumiu a Presidência da República quando de sua traumática renúncia. Tomou posse em 07.09.61, após dias de muita tensão (visto que os ministros militares não o aceitavam como Presidente, sob a alegação de que era "comunista". Naquela época, em plena "Guerra Fria" (EUA x URSS), comunismo era o grande "bicho-papão" do mundo.
Gaúcho, iniciou-se na política em 1946. Foi Deputado Estadual, Federal, Secretário de Governo(RS), Ministro de Getúlio Vargas e Vice-Presidente de Juscelino e Jânio. Deposto pelo golpe militar de 1964, exilou-se no Uruguai. Faleceu na Argentina, em 1976, com 58 anos. Até hoje sua morte suscita especulações: de que teria sido assassinado (por overdose de medicamentos) a mando de militares brasileiros, ainda no poder. Seu governo (de dois anos e meio) foi marcado por convulsões sociais. Muitas decisões encontravam forte resistência de setores importantes da sociedade (como a determinação de implantar a "Reforma Agrária"). Aqui, mais acontecimentos do Governo Goulart.
Nota: Nesta seção, com em outras, não existe ordem de importância, de preferência, de representatividade, etc. A escolha é aleatória, bastando que a pessoa focalizada tenha protagonizada as atividades que realizou (na religião, na política, na arte, no esporte, etc) nos Anos Dourados.





Nenhum comentário: