segunda-feira, 15 de março de 2010

IMAGENS - Velharia: "Alpargatas Roda"

Era um calçado popular feito de lona (pano parecido com os "jeans" atuais) e sola de corda (cizal), fabricado por Sao Paulo Alpargatas desde os primeiros anos do século passado. Existia nas cores azul, marrom e vermelho. Contrariando a propaganda, estava longe de ser confortável, mas fazia muito sucesso (principalmente no interior do país) nos anos 30 a 50 pelo seu preço barato. Nos anos 60 ainda era usada para trabalho na lavoura. Era quase impossível não encontrá-la nos armazéns e vendinhas da época. Em cada região tinha apelidos diferentes, carinhosos e esquisitos: "enxuga-poça"(encharcava-se todo, em contato com a água); "pé de cachorro"(?); "chinelo-de-ladrão"(silencioso, ao andar); "precata" e "pergata" (pronúncia popular do nome); etc. Em muitas famílias daquele tempo era a opção para a criançada ir à escola com os pés calçados. No final dos anos 50 a empresa lançou outro calçado também de preço popular: "Sete Vidas"(aqui). Nesse, a parte superior continuava de lona, mas a sola não era mais de corda e sim de borracha (precursor do tênis "Conga" ?). Foi uma grande melhoria.






Anúncio de 1959:



14 comentários:

Osni Gomes disse...

No Paraná, onde eu moro, era conhecido também com COMO QUIETO, porque o jeans acabava e o solado ficava intacto.

"blcamargo" disse...

Valeu, Osni. Grato pela visita e comentário. Abração.

Rubens Janes disse...

Era conhecido também como enxuga poça. Quando ficava velho o solado parecia manga chupada. Por sinal horrivel de se usar, queimava a sola do pé, porém era tão barato que o povo da roça usava, até para passear.

"blcamargo" disse...

É isso aí, Rubens. Muito obrigado por visitar meu blog. Volte sempre. Grande abraço.

Emilio Carlos disse...

Parabéns pelo blog.
É, com certeza, o mais completo que já visitei. Coisa de historiador. Tenho revivido parte dos "bons tempos" cada vez que faço alguma consulta. Parabéns.

"blcamargo" disse...

Grato, Emilio Carlos, pela visita e simpático comentário. Nosso objetivo é justamente esse que você captou: registrar coisas do dia a dia dos anos 50/60,com simplicidade(sem firulas acadêmicas), para nós "pobres mortais" podermos reviver momentos da infância e juventude. Continue viajando no tempo através deste trabalho.Abração.

Darcy Alves de Jesus disse...

Lembrei-me do meu avô,que morreu há muitos anos. Tenho uma foto antiga dele usando Alpargatas Roda.

Vanessa Fernandes de Queiroz disse...

Nossa vivendo e aprendendo, meu padrasto acabou de comentar sobre esse calçado e resolvi pesquisar para saber como era. Na época dele era conhecido como come quieto. E pensa que era um calçado da época, como evoluímos!

Francisco Gomes de Amorim disse...

Isto é que eram ténis! Foi assim que eu comecei a jogar tenis há uns 75 anos (!), e sempre vi o meu pai, tios etc, jogarem com estes verdadeiros ténis. Fazia parte da vestimenta, sempre branca, com que jogavam até todos os campeonatos. Ainda hoje em Wimbledon só se pode jogar com roupa branca. Saudades

Edir Carvalho Moura disse...

Aí bateu saudades! Comprava no Mercado Municipal de Gov.Valadares.

Ernani Bacci Jr disse...

Por que RODA?

Anônimo disse...

Alguém sabe dizer se esta a empresa S. Paulo Alpargatas Roda ainda existe? Em 1962 participei de um Concurso nacional promovido pela Alpargatas Roda, cujo tema era:"Criança Cĺalçada é Criança Sadia"no qual tirei o primeiro lugar. Gostaria de saber se eles ainda teriam o texto original ou uma cópia.

Anônimo disse...

Hoje conversando com uma vizinha, surgiu o comentário deste calçado e resolvi pesquisar. Foi muito bom conhecer um pouco do passado!

Anônimo disse...

Ano em que nasci.