sábado, 15 de maio de 2010

IMAGENS - Velharia: Calça "Far-West"

Em 1956 a centenária Alpargatas lançou uma calça a que deu o nome de "FAR-WEST". Era feita com um tipo especial de tecido azulão grosso (fabricado pela própria empresa) chamado "BRIM CORINGA". Era o JEANS brasileiro que aqui "reinava" bem antes de aparecer por estas bandas o jeans americano da pioneira "LEVI'S". Seu preço ajudou na grande vendagem por todo o país.
Nessa década era uma exclusividade dos homens. Só a partir dos anos 60 é que começou a ser usada, também, pelo público feminino.
Dizem que foi a calça jeans brasileira. Mas não foi. Há uma enorme confusão nessa área. Antes da Alpargatas uma empresa chamada "ROUPAS AB" (também de S.Paulo) fez, em 1948, a sua calça de brim azul e grosseiro que era conhecida por calça "RANCHEIRO".
Não "pegou" e anos depois a Alpargatas estreou com uma calça de nome "RODEIO" , já com o famoso "Brim Coringa". Passado um bom tempo é que ela lançou o jeans definitivo: "Far-West" , um sucesso absoluto com o mesmo tecido.
Antes usado para o trabalho (justamente por ser de material grosso) o jeans passou a ser adotado, por jovens e adultos, como traje do dia-a-dia, com as barras da perna dobradas para fora.
O fantasma do nome "Rancheiro" perseguiu o produto da Alpargatas por muito tempo e por isso são considerados o mesmo produto, erroneamente, quando se fala nos primórdios do jeans brasileiro.
Abaixo, propagandas (do final dos anos 50 início dos anos 60) da calça "Far-West" e do "Brim Coringa" (que "resistia a tudo e não encolhia nunca").










3 comentários:

Unknown disse...

Quando criança usei a calça Far West

martini disse...

Desbotava logo, encolhia e ficava áspera. Tinha que molhar antes de fazer a barra

Hélio Jones disse...

Sempre gostei de jean; a calça Far West era uma imitação do jeans americano. O verdadeiro jeans americanos a gente ia busca na Argentina: a calça Levi's.