quinta-feira, 30 de junho de 2011

IMAGENS - Brinquedo: "TROL"

Hoje mostramos alguns brinquedos fabricados nos anos 60 pela histórica "FÁBRICA  DE BRINQUEDOS TROL", de São Paulo, que encerrou melancolicamente suas atividades no início da década de 90.


1964



  
Ela fazia uma linha bastante variada de brinquedos e utensílios de plastico e jogos de mesa (dominó, damas, etc).
Nos anos setenta  trouxe ao Brasil a família dos famosos e sorridentes bonequinhos "PLAYMOBIL" e as "tralhas" que os acompanham.


anos 60





anos 60




Nos anos 50 e 60 patrocinou programa na TV TUPI (RJ) chamado "Teatrinho Trol" que dramatizava contos e histórias infantis.



 anos 60


  
A Trol pertencia ao empresário DILSON FUNARO, que foi Ministro da Fazenda no Governo Sarney (fez o Plano Cruzado) e faleceu em 1989, um ano antes da decretação da falência da empresa.




Anos 60 (Bonequinho de homem espacial. Ainda não era o Playmobil)


Veja mais brinquedos: Avião da Atma   -   Automóvel da Trol   -   Autorama Estrela   -   Robot Instrutivo   -   Brinquedo de Lata   -   Auto-Magic   -   Autorama Estrela(II)   -   Batalha dos Piões   -   Brinquedinhos diversos   -   Bambolê   -   Ônibus   -   Serviços de Jantar   -   Mecânico Brasileiro   -   Coleção Disquinho   -   Cineminha Barlam   -     Brinquedo Americano   -   Brinquedos Velhos   -   Jogo de Mesa   -   Baralho Infantil   -   Faroeste  








11 comentários:

Marisa M. A. Santos disse...

oi! boa tarde sou uma ex- funcionária da fábrica de brinquedos trol e gostaria mt de saber aonde posso encontrar o endereço desta fábrica agora pois estou precisando mt trabalhei lá no ano de 72, será que vc ou alguem poderia me ajudar desde de já fico mt grata.

"blcamargo" disse...

Olá Marisa. Obrigado pela visita. Quanto ao seu pedido, infelizmente não posso ajudar. A firma faliu há mais de 20 anos e não acredito que exista algum "endereço" para você contatar. Um caminho (incerto) seria descobrir onde corre o processo (cartório) para tentar alguma coisa. Caso alguém possa ajudar, faça um comentário.
Abração.

osvaldo henrique do prado pereira disse...

OLÁ,SEMPRE PROCUREI O SUPER CAMINHÃO FIXTROL-TIVE UM QUANDO CRIANÇA,E,GOSTARIA DE SABER AONDE ENCONTRAR PARA COMPRAR,GOSTARIA DE TE-LO COMO RECORDAÇÃO...
O MEU ERA CREIO,O ''BOMBEIRO''',POR FAVOR,SE ALGUEM SOUBER,OU TIVER PARA VENDER INFORME,GRATO OSVALDO HENRIQUE

email ozzzih@hotmail.com

fico no aguardo,esperançoso,...

"blcamargo" disse...

Obrigado pela visita e comentário. Recado dado. Quem puder, ajude o Osvaldo a conseguir a lembrança tão desejada. Grande abraço.

Crow disse...

Boa noite Dona Marisa,creio que tenham vendido a fabrica para outra pessoa e hoje ela está funcionando,,,espero poder ajudar!!!
Segue site da Fabrica Trol:http://www.trolbrinquedos.com.br/ lá a senhora poderá ver o endereço e os telefones.
Espero que eu tenha te ajudado...boa sorte.


Crow disse...

Boa noite Dona Marisa!

A fabrica da trol está aberta novamente e o endereço e telefones a senhora encontra dentro do próprio site:http://www.trolbrinquedos.com.br/ espero que eu tenha ajudado a senhora...boa sorte!!!

Leandro S. Borges

Ronaldo Maza disse...

INFELIZMENTE, O QUE TEMOS HOJE NADA TEM A VER COM A ANTIGA TROL. O ENDEREÇO É RUA TOCANTINIA 149, SÃO PAULO, FICAVA AS MARGENS DA VIA ANCHIETA, SENTIDO SÃO PAULO, BEM PRÓXIMO A VILA ARAPUÁ E DE OUTRAS FÁBRICAS COMO A PROCTER & GAMBLE, ANTIGA ORNIEX. NO ENTANTO, NADA MAIS EXISTE ALI, SOBROU APENAS A CAIXA D'ÁGUA.

"blcamargo" disse...

O Ronaldo está respondendo comentários anteriores sobre a continuidade da Trol. Muito esclarecedor. Grato, Ronaldo,pela visita e comentário. Volte sempre. Abração.

Anônimo disse...

Meu Pai trabalho para esta empresa de 1946/47 até o seu(dele) falecimento em julho de 1965.
Ele começou na Rua Diana com a Rua Padre Chico.
Eu levei muitas vezes marmitas para ele e para os seus colegas de trabalho.
De Juprelle na Bélgica
A.Z.Lerose

Luciano Giuriato disse...

Muito legal o blog. parabéns pela iniciativa de falar de uma das mais marcantes fábricas de brinquedo do país.
Sou colecionador de playmobil e no meu blog posto bastante coisa da minha coleção Trol.
quem quiser matar a saudade de alguns ítens:
http://caixasazuis.blogspot.com.br

Obrigado

joyce carvalho disse...

Ola tive um macaco que se chamava negu na caixa foi lançado no ano 90a 91...seria possivel eu consegui esse macaco com vcs