quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FATOS - Notícias da Época (de 02.08.1969): "VIOLENTO INCÊNDIO DESTRÓI O MERCADO MODÊLO DE SALVADOR"



"FOGO ARRASA O HISTÓRICO MERCADO DE SALVADOR"


"O Mercado Modêlo de Salvador  foi inteiramente destruído por um incêndio iniciado na  manhã de ontem.
Por volta das 5h15m os barraqueiros, que se preparavam para adentrar ao prédio, viram os primeiros sinais de fumaça. Logo a polícia isolou a área e precisou usar a fôrça para segurar as pessoas que insistiam em entrar para salvar seu patrimônio.








Espêssa nuvem pairou sobre a região do Elevador Lacerda, enquanto as chamas queimavam tudo o que havia nos 3.200 m2 do Mercado (300 barracas e mercadorias).


 (interior do prédio)


Até a noite de ontem os bombeiros (mais de 100), ajudados por guarnições da Marinha, não haviam conseguido debelar o fogo, principalmente pelo insuficiente volume de água que era bombeada do mar. Além desse problema, é voz corrente que o socorro foi chamado tardiamente.
O mercado destruído era uma das maiores atrações turísticas de Salvador e responsável pelo fornecimento de 60% dos gêneros alimentícios consumidos pela população.






Quatro anos antes a capital baiana havia passado por outro triste acontecimento: foi  arrasada pelo fogo a grande feira popular ao ar livre da cidade, denominada "Feira de Água de Meninos".
Circulam rumores de que a ocorrência de ontem tenha sido proposital. As polícias estadual e federal abriram inquérito para apurar as suas reais causas.
O Mercado Modêlo começou a funcionar em 1912 e dez anos depois foi totalmente destruído, também por um incêndio!"


Leia outras Notícias da Época AQUI.


Nenhum comentário: