quinta-feira, 15 de novembro de 2012

IMAGENS - Gibi: "FOTO AVENTURAS"

"Foto Aventuras" era um gibi que usava fotos (e não desenhos) para quadrinizar filmes de cinema (faroeste em sua maior parte). Era como se fosse uma fotonovela, aquelas revistas femininas tão populares nos anos 50 e 60 ("Capricho" e "Ilusão", as principais).


 1961 (o primeiro número a ser publicado)



Este gibi chegou ao Brasil em 1961 através de uma editora mexicana (a "EDIEX") que aqui havia se estabalecido no ano anterior.

  
   
1963
1963














Era em preto e branco e teve publicados 64 números (mais ou menos até a metade da década).
Os "mocinhos" John Wayne e Randolph Scott eram assíduos "frequentadores" desses quadrinhos com seus filmes do velho-oeste americano.





Inexplicavalmente, algumas vezes eram publicados resumo de filmes de outros gêneros (capa e espada, guerra, ficção, etc). Outra coisa interessante era a mudança dos títulos dos filmes retratatos. Os do gibi invariavelmente não correspondiam aos do cinema (no 1º número, com John Wayne,  consta na capa o título "A Última Conquista" quando o nome do filme é "O Anjo e o Bandido". Coisas de mexicano!


anos 60



A "Editormex" tinha outras publicações desse mesmo estilo (quadrinhos com fotos de filmes). Veja AQUI matéria sobre uma delas, chamada "ANTAR", com aventuras na selva (Tarzan & Cia).


 anos 60



Veja outros gibis nacionais, "brasileiros" e estrangeiros.

Um comentário:

Unknown disse...

Não apenas coisa de mexicano, mas também de brasileiro, já que o título original era O Anjo e o Homem Mau.