quarta-feira, 15 de maio de 2013

FATOS - Programa de TV: "POLIANA"

Em 1956 a pioneira TUPI ("Canal 3", em S. Paulo) produziu e apresentou a primeira telenovela infanto-juvenil da televisão brasileira. Marcou época. Seu título: "POLIANA" (ou "POLLYANA"). Foi baseada no livro homônimo que a escritora americana HELEANOR H. PORTER escreveu no ano de 1913.


 anos 50



Era transmitida ao vivo (todas terças e quintas-feiras, entre 19,35e 19,45h) uma vez que o "VÍDEO-TAPE" só surgiria no Brasil anos depois (1959/60).





Os responsáveis pela realização da novelinha foram Tatiana Belinky (escritora de vasta obra literária) e Júlio Gouveia (médico, educador e homem do teatro e televisão), que eram casados na vida real. Ela adaptando o romance estrangeiro e ele dirigindo e apresentando os capítulos. 
Dentre os diversos clássicos infanto-juvenis que essa dupla produziu para a TV na época, está o "Sítio do Pica-pau Amarelo".


 Tatiana e Júlio



A história se desenrolava numa cidadezinha onde chega uma cativante menina órfã para morar com a antipática e irritadiça tia (ressalte-se que, ao contrário de outros enrêdos que envolvem criança órfã, nossa pequena heroína não recebia maus-tratos em casa).
Muito amorosa, comunicativa, divertida, prestimosa, etc, logo ganha os moradores (inclusive sua chata tia). Transmitindo mensagens de otimismo e alegria faz com que todos passem a ver, sempre, o lado bom da vida. E todos foram felizes para sempre!


A atriz Verinha Darcy, que encarnou Poliana



Uma observação: Naqueles tempos nosso PAÍS tinha pouco mais de 140 mil televisores.


Mais "Programa de TV"  AQUI.

Nenhum comentário: