quarta-feira, 15 de maio de 2013

IMAGENS - Revista: "LIFE"

Nosso foco de hoje é a revista americana "LIFE", que circulou de 1936 a 2000 (primeiramente semanal e, após 1978, mensal). Era um relançamento da versão original criada em 1883.


(1950)



As fantásticas fotos e ilustrações constituiram o grande diferencial que a tornou célebre em todo o mundo (inclusive aqui, importada para deleite de uma minoria). Era editada em espanhol, para a América Latina, e em inglês para o resto do mundo.

Em seu primeiro número publicou simpática reportagem sobre o povo brasileiro e as maravilhas do nosso Brasil.  Fazia parte da estratégica "política americana de boa vizinhança". É esta:


1° número (23/11/1936)

Muitos e muitos anos depois, em 1961, mostrou ao mundo a miséria de uma favela no Rio de Janeiro. Era uma matéria muito crítica que demonstrava claro sentido de antagonismo (inverso do "clima" do número inaugural). Fazia parte da crescente preocupação dos americanos com a possível instalação do comunismo no Brasil. Ei-la:


Edição de 16.06.1961



Essa reportagem  teve grande repercussão e causou a  "ira"  de muita gente. Por isso, a mais importante revista brasileira da época, "O CRUZEIRO", não deixou "barato" e revidou. Na edição de 07.10.61 publicou matéria monstrando a pobreza de uma família em favela de  Nova Iorque, com foto que os americanos acusaram de ter sido "produzida" para a reportagem. A "guerra" acabou por aí, sem que nossa revista tivesse constestado essa afirmação.


E, por falar em foto, vamos terminando esta matéria com uma que ficou imortalizada pela publicação da LIFE de 27.08.1945, simbolizando a comemoração pelo fim da 2ª Guerra Mundial. Foi tirada em plena Times Square.






Mais "Revista"  AQUI.

Nenhum comentário: