sábado, 15 de junho de 2013

FATOS DIVERSOS - Jornal "NOTÍCIAS POPULARES"

Em 15.10.1963 ganhava vida na capital paulista o jornal "NOTÍCIAS POPULARES", pelas mãos (ou melhor, pelo bolso) do empresário, político e banqueiro Herbert Levy.





edição de 15.10.63, o primeiro número (num tempo em que "apenas" apresentava notícias )



O "NP", como também era chamado, revolucionou nossa imprensa escrita popular com suas fotos grandes, seus textos curtos e fáceis de ler, suas manchetes de duplo sentido, maliciosas e sensacionalistas e profusão de matérias sobre sexo e violência (quem não se lembra da frase "se espremer sai sangue"?). Algumas pérolas do nosso jornal:









Anos depois de lançado descambou de vez para maiores e absurdas mentiras e "invencionices" que rendiam tiragens exorbitantes (nascimento do "Bebê Diabo", aparecimento da "Loira Fantasma", etc.





Esta manchete de 13.02.1968 (tempos da "Jovem Guarda") fez com que o jornal vendesse milhares de exemplares a mais que normalmente. 
No dia seguinte isso se repetiu, quando noticiou que Roberto Carlos havia sido "encontrado".




Em 1965 Notícias Populares (que se intitulava "Jornal do Trabalhador") foi comprado pelo Grupo Folha (dono do jornal Folha de São Paulo, do provedor UOL e de outras empresas de comunicação), que viria a extingui-lo no início de 2001.


AQUI mais fatos dos anos 50 e 60.




Nenhum comentário: