sexta-feira, 30 de agosto de 2013

IMAGENS - Gibi nacional: "JERÔNIMO, O HERÓI DO SERTÃO"

Nos anos 50 (e um pouco depois) este herói brasileiro fazia o maior sucesso no rádio. Era o tempo das radionovelas, tão populares como as novelas de tv de hoje.


 1958


Em 1957 Jerônimo foi parar nos gibis (lá ficando até 1965) onde também levava uma vida  de  grande defensor dos fracos e oprimidos (como nos quadrinhos do faroeste americano) contra as injustiças e violências dos "coronéis" do sertão brasileiro e outros malvados de plantão.


(ele em plena ação)



Esse gibi era totalmente nacional (autor, desenhista, argumentista, etc), com desenhos de traços e estilos bem diferentes daqueles que a garotada estava acostumada a ver nos "nacionalizados" (que, de nosso, só tinham os balõezinhos de diálogos).
Aliás, naqueles tempos tínhamos um outro herói "brasuca": clique AQUI para ver matéria sobre "O ANJO".


1958



Bem mais tarde esse "mocinho" caipira estrearia na televisão (anos 70) e no cinema (anos 90).



1962


Aninha e Moleque Saci






1957









 


Talvez um dia ele volte à ativa e o  tão esperado casamento com sua noiva "ANINHA" acabe acontecendo (o "Fantasma" e a "Diana" não fizeram isso?).
Além deles, devemos ressaltar outros personagens como:"MOLEQUE SACI" e os terríveis  bandidos "CAVEIRA" e "COBRA".


Mais "Gibi"   AQUI.

 ATENÇÃO:

ESTA EDIÇÃO AINDA NÃO TERMINOU!!! CLIQUE EM "Postagens mais Antigas" (logo  abaixo) PARA CONTINUAR A LEITURA (MAIS 7 MATÉRIAS FANTÁSTICAS!).

2 comentários:

Giba disse...

Olá amigos!! Estou gostando demais deste blog! Encontrei esse audio de Jerônimo, na Radio Nacional em 58... Muito interessante esse período da rádio-novela...
https://www.youtube.com/watch?v=No9lA4GZZyU

"blcamargo" disse...

Muito bom, Giba. Agradeço a visita, o comentário e a colaboração. Grande abraço.