segunda-feira, 15 de setembro de 2014

IMAGENS - Carro: "BRASINCA UIRAPURU-4200 GT"

Outro clássico em nossa página. Só que não se trata de mais um antigo de fabricação americana, francesa, italiana, etc. Mas sim de um ... brasileiro! Trata-se do "BRASINCA UIRAPURU-4200 GT".

ELE NO SALÃO DO AUTOMÓVEL (SÃO PAULO) DE 1964


Não o conheceu? Não se preocupe, pois existiu para um público muito restrito (foram produzidas pouco mais de 120 unidades).





Foi fabricado nos anos de 1965 e 1966 pela empresa genuinamente nacional "Brasinca - Ferramentas, Carrocerias e Veículos S/" (que não mais existe).



O "Uirapuru" era um esportivo com estrutura feita especialmente para ele e com carroceria de aço (ao invés de fibra de vidro, como alguns outros tipos também de fabricação "artesanal").
O motor era o mesmo do caminhão "Chevrolet Brasil" e o cambio tinha 3 (depois 4) marchas.


No capô longo destacava-se a "imponente" tomada de ar. O vidro traseiro era enorme. O painel era revestido de jacarandá.
Seu farol redondo (no início) era muito criticado e, em 1966, passou a ser retangular.



Nas peças publicitárias ele era apresentado como um "puro-sangue" para pessoas de exigente bom gosto: potente, elegante e de alta performance.


Mais "Carro" AQUI.



Um comentário:

Anônimo disse...

Trabalhei na fábrica da Brasinca, em São Caetano do Sul, onde acompanhei a completa restauração de um exemplar do Uirapuru adquirido pela companhia como preservação da memória da empresa. Não sei que fim levou o exemplar restaurado após a falência da empresa, talvez tenha sido arrematado por algum colecionador, talvez esteja abandonado em algum galpão aguardando decisão judicial sobre a massa falida.