segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

IMAGENS - Anúncio: PRESUNTADA SWIFT

Nosso prato do dia:"PRESUNTADA SWIFT"
A fabricante "Swift do Brasil" não mais existe (desde o final da década de 80) mas o produto "presuntada" continua por aí, embora sem o destaque que tinha nos anos 50. A marca também permanece sendo utilizada pela empresa sucessora.


ANOS 50


Nada mais era que uma espécie de patê bem consistente de carne de porco (e mais algumas "cositas") coberto por uma fina camada de gordura.
Por ser de carne menos "nobre" que a usada no presunto, era mais barata e, por isso, muito popular. As más línguas chamavam-na de "presunto de pobre". Puro preconceito! Era realmente muito apreciada, qualquer que fosse o modo de preparo após fatiada pelas zelosas mães.

1950



1951


A presuntada vinha acondicionada em uma pequena lata de formado trapezoidal. Sua abertura (bastante incomum) dispensava o uso de abridor convencional: era só soltar, encaixar e girar a chavinha (grudada na lateral da lata) para enrolar uma tira destacável que liberava a tampa de metal. Durante (e depois) dessa "operação" era preciso ter o máximo de cuidado: as bordas criadas eram afiadíssimas e qualquer descuido ...

(a chavinha, já nos anos 60)


Mais "Anúncio" AQUI.

2 comentários:

Anônimo disse...

MEU FILHO GOSTA ATÉ HOJE ,SÓ QUE NÃO TEM MAIS NO MERCADO!

Anônimo disse...

Quem sabe esta nova Empresa volte a produzir. Existe o Pate da HENAFF que e´igual, vem em uma latinha redonda de 80gr. Já comprei e´muito bom.