domingo, 30 de outubro de 2016

=======================CANTINHO DOS ANOS 70=======================

(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)



I) VITROLA ANTIGA: "I WILL SURVIVE (Gloria Gaynor) - "ESSE TAL DE ROCK ENROW" (Rita Lee) - "A NOITE MAIS LINDA DO MUNDO" (Odair José)

Vamos recordar estes três grandes sucessos dos anos 70? É só clicar nas telinhas.


"I WILL SURVIVE"  1979


"ESSE TAL DE ROQUE ENROW"  1975


"A NOITE MAIS LINDA DO MUNDO" 1974


======================================================================


II) IMAGENS -  Cartaz de cinema: FESTIVAL DE  FILME "BLOCKBUSTER" (Parte I)

Os anos 70 foram pródigos na arte cinematográfica. Muitos filmes da gigantesca produção americana do período ficaram para a posteridade e propiciaram rápida ascensão dos novos cineastas e artistas.
Iniciamos uma retrospectiva, através de cartazes, desses que levaram multidões (e quem sabe, também o nosso leitor) às salas de cinema.
Boa parte deles verdadeiros "BLOCKBUSTERS" ou "ARRASA QUARTEIRÕES", termos usados para filmes de extraordinário sucesso de público.


"AEROPORTO"  1970
"O ÚLTIMO TANGO EM PARIS"  1972


























"TUBARÃO"  1975







"ROCK - UM LUTADOR"  1976






"ALIEN"  1979
"GREASE - NOS TEMPOS DA
BRILHANTINA  
1978


=====================================================================

III) IMAGENS - Programa de TV: NOVELA "A PRÓXIMA ATRAÇÃO"

Hoje focamos mais uma novela da Globo de muito sucesso (pra variar!): "A PRÓXIMA ATRAÇÃO. Sua história se desenrola na capital paulista onde vive um gaúcho cheio da grana (Sergio Cardoso) rodeado por sete mulheres ambiciosas e doidas para se apossar de sua fortuna (Susana Vieira, Irene Singer, Bete Faria, Renata Sorrah, Célia Biar, Eloisa Mafalda e Jacira Silva).

SERGIO CARDOSO e BETTY FARIA






Foi a 1ª novela que Walther Negrão escreveu (sozinho) para a emissora e durou  de 26.10.1970 a 17.04.1971 (150 capítulos).

Era leve e engraçada, como convém ao horário das 19h.








RENATA SORRAH, TONIA CARRERO, PAULO GOULART e ARMANDO BÓGUS

26.10.1970









Também participaram, dentre outros: Armando BógusEdney GiovenazziGracindo JúniorMarcos PauloPaulo GracindoSilvio de Abreu (sim, o autor de "Guerra dos Sexos", "A Próxima Vítima" e "Torre de Babel" exibidas nos anos 80 e 90).
























E, PARA TERMINAR, CLIQUE NA TELINHA ABAIXO PARA OUVIR  "MADALENA" (Elis Regina) que fez parte da trilha sonora da novela:




======================================================================

IV) EFEMÉRIDES DOS ANOS 70

19.07.1970
Ministro da Educação declara, em visita a Belo Horizonte, que o "ensino GRATUITO na Universidade não tem mais vez, porque apenas 10% dos universitários vêm de família sem recursos. Estes não pagarão, mas os outros sim".

17.05.1974
Tribunal Federal de Recursos proíbe a apresentação,  em todo o território nacional, da peça teatral "CALABAR, O ELOGIO DA TRAIÇÃO", de Chico Buarque de Holanda.

28.02.1976
Os excessivos gastos das Prefeituras com instituições desportivas, INCLUSIVE CLUBES DE FUTEBOL, foram condenados pelo Tribunal de Contas da União. Foi ressaltado o fato de que muitos desses municípios não chegaram a aplicar nem mesmo os percentuais mínimos exigidos para saúde e educação.

14.10.1970
Governador eleito do Rio Grande do Norte é VAIADO E APEDREJADO durante discurso em comício eleitoral em prol de candidatos da A.R.E.N.A às eleições de 15 de novembro.

18.07.1977
C.B.D. aceita sugestão do técnico Cláudio Coutinho para formação de uma SELEÇÃO PERMANENTE, tendo em vista o mau rendimento do time nos 8 jogos amistosos do programa de preparação para a Copa do Mundo de 1978.

======================================================================

V) FATOS - Moda:  ROUPA FEMININA DOS ANOS 70

Alguns "modelitos" que faziam sucesso na década de 70.










COM ESTA SEÇÃO DE "COISAS DOS ANOS 70" ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO QUINZENAL DO BLOG. CLIQUE AQUI PARA NAVEGAR POR TODAS AS PUBLICAÇÕES DESSA DÉCADA.

Nenhum comentário: