terça-feira, 15 de maio de 2018

IMAGENS - Anúncio: AS RADIONOVELAS DA "RADIO SÃO PAULO" NOS ANOS 40/50

Que tal uma estação de rádio especializada em RÁDIO TEATRO e, mais tarde, NOVELAS RADIOFONIZADAS, hein? Eram gêneros de programa que tiveram início na década de 30 e se consolidaram com muito sucesso no rádio dos anos 40 e 50.


1941
1942




















1942
Nessa época, considerada os anos de ouro do rádio brasileiro, uma emissora se destacava na irradiação desse tipo de programa: a "RÁDIO SÃO PAULO - PR A5", de São Paulo.




1952


1952
























Foi a primeira emissora a transmitir trabalho de autor brasileiro ("A PREDESTINADA"-1941 e "FATALIDADE"-1942,  de Oduvaldo Viana). 
Pouco tempo antes a maior e mais importante rádio do Brasil (a "RÁDIO NACIONAL", do Rio de Janeiro) já tinha estreado sua dramatização (mas com obra de um autor mexicano e, na seguinte, cubano).


1954

Essas transmissões eram voltadas para o público feminino (que, em sua maior parte, ficava em casa cuidando da família e das tarefas do lar).
A "SÃO PAULO" era uma rádio muito conhecida graças ao fascínio que radionovelas exerciam sobre as grandes massas (como ocorre agora com as novelas da TV). Tinha grande elenco de RADIOATORES (bastante populares).
Leia matérias sobre as radionovelas AQUI, AQUI e AQUI.


1955
Mais "Anúncio" AQUI.

Nenhum comentário: