segunda-feira, 15 de março de 2021

====================== CANTINHO DOS ANOS 70 ======================

 (uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)

I) IMAGENS - Velharia: BONEQUINHO "SUPER-HERÓI GULLIVER"

No início (1973) era apenas mais um brinquedinho mas, décadas depois, extravasou totalmente essa  condição  e tornou-se verdadeiro objeto de colecionador.

É uma coleção de bonequinhos retratando famosos heróis dos quadrinhos que a Gulliver lançou no início dos anos 70 (e atravessou até a década seguinte).


Nosso foco é uma das cinco séries com mais de 20 peças (de vinil) , "pintadas à mão" e sem qualquer articulação.
As imagens são de exemplar de 1978.


++++++++++

II) IMAGENS - Velharia: GRAVADOR PORTÁTIL "TRANSICORDER"

Esse aparelho, de origem japonesa,  chegou ao Brasil em 1971 e foi comercializado até o final de 1978 (a partir do ano seguinte já não se via qualquer anúncio na grande imprensa).


Era de boa qualidade, funcionava a pilha (5 grandes) e luz, tinha microfone direcional (externo ou embutido) com controle remoto, controle automático de nível de gravação, uso com fone de ouvido ou caixa acústica.


Gravava/reproduzia fita cassete (C-40 a 120) através de comando por teclas. Tinha, até, entrada para toca-discos. Alguns modelos que "transitaram" por aqui: CT 1029,1030,540,1020,530.




++++++++++

III) IMAGENS - Programa de TV:  "A NOVIÇA VOADORA"

Mais uma série americana que fez sucesso entre nós: "A NOVIÇA VOADORA", apresentada de 1970 a 1979 e indo até a década de 80 (nos dois períodos foi reprisada à exaustão!).


No decorrer  dos anos 70 foi exibida em diversas emissoras paulistas (a cores a partir de 1975): TUPI (1970 - 1971 - 1979), GLOBO (1972 - 1973 - 1974 - 1975)  e RECORD (1976 - 1977).


A série contava as peripécias de uma pequenina e simpática noviça ("IRMÃ BERTRILLE") muito serelepe que fazia a pacata vida no convento se tornar muito tumultuada (com engraçadas situações).



E, além de tudo, ela podia VOAR!!! Não, não era o caso de mais um personagem com superpoderes. Simplesmente voava pela ação do vento sobre seu enorme (e aerodinâmico!) chapéu de freira.



Clique nas telinhas para rever a "irmãzinha" em ação (ABERTURA  e  EPISÓDIO)

++++++++++

IV) PARADA DE SUCESSOS ("KYRIE" - Trio Ternura"  /  "DESACATO" (Antonio Carlos & Jocafi)

Em 1971 a TV GLOBO organizou mais uma edição do   FESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO.  Foi realizado no Maracanãzinho (Rio) nos dias 24 a 26 de setembro (fase nacional) e 1 a 3 de outubro (fase internacional).


Os vencedores da FASE NACIONAL foram: 1º lugar = "KYRIE" (defendida pelo TRIO ESPERANÇA) - 2º lugar = "DESACATO" (idem ANTONIO CARLOS & JOCAFI, os autores).

Vamos relembrar? É só clicar nas telinhas e entrar no "clima" do VI  FIC:

"KYRIE"

"DESACATO"

++++++++++

V) IMAGENS - Escola:  LIVRO "ESTUDO DIRIGIDO DE PORTUGUÊS"

Muita gente estudou com esses livros. "ESTUDO DIRIGIDO DE PORTUGUÊS", do prof. Reinaldo Mathias Ferreira, foi uma das mais importantes obras utilizadas nas quatro séries do "Ginásio" de antigamente.

1ª SÉRIE

Em matéria anterior (AQUI)  mostramos exemplares dessa coleção já editados conforme a Lei 5692/71, que modificou a estrutura do ensino brasileiro (juntando o "GINÁSIO" com o "PRIMÁRIO" para formar o "PRIMEIRO GRAU").

2ª SÉRIE

Com isso, os livros escolares (não só de Português) ficaram mais interativos, ilustrados, alegres, coloridos e com maior número de exercícios (sob as diretrizes da nova Lei).

3ª SÉRIE

Se o conteúdo não mudou tanto (e nem teria como), a forma do ensino teve alterações pedagógicas significativas.

4ª SÉRIE

Essa mudança de enfoque é facilmente percebida até pelas capas, que se tornaram mais "atraentes" sob a vigência da nova Lei (é só compará-las com as que mostramos hoje, ainda dos tempos do velho Ginásio).


++++++++++

VI) ESTANTE DE LIVROS:  "COLEÇÃO CALOURO"

Hoje recordamos a "COLEÇÃO CALOURO" (com livros de formato pequeno e destinada ao leitor infanto-juvenil) que a Editora Edições de Ouro/Tecnoprint (atual "EDIOURO") publicou nos anos 70.



Era formada por mais de 100 livretos que traziam grandes clássicos da literatura universal cujas histórias eram RECONTADAS por escritores brasileiros de renome.



Além dessas adaptações a coleção também apresentava OBRAS ORIGINAIS nacionais.



++++++++++

VII) VOCÊ SE LEMBRA?

DESSAS MÚSICAS QUE FIZERAM  SUCESSO NOS ANOS 70? VAMOS RECORDÁ-LAS?

="Assim na Terra Como no Céu"- Tim Maia / "Apesar de Você" - Chico Buarque (AQUI) 

="Amanhã" - Guilherme Arantes / "Happy" - Michael Jackson (AQUI)

="Pombo Correio" - Moraes Moreira / "Charlie Brown" - Benito de Paula (AQUI)

="Fio Maravilha" - Maria Alcina / "Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua" - S. Sampaio (AQUI)

="Na Hora do Almoço" - Belchior / "Não Existe Pecado ao Sul do Equador" - Matogrosso (AQUI)

="Estrada da Vida" - Milionário e José Rico / "Sorria, Sorria" - Evaldo Braga (AQUI)

="Sonhos de Um Palhaço" - Antônio Marcos / "Filho Único" - Erasmo Carlos (AQUI)

>+++++++++

VIII) VAMOS AO TEATRO? ("Vá Tomar Caju"/JUCA CHAVES - "Dorotéia"/DINA SFAT/ÍTALO ROSSI - "O Homem do Princípio ao Fim"/FERNANDA MONTENEGRO/SERGIO BRITTO - "Mercado na Deles"/LEILA DINIZ/BETH FARIA - "Chá e Simpatia"/TEREZA RACHEL

1973


1973   /   1971


1970


NOTA:

ATUALIZAÇÃO QUINZENAL ENCERRADA. NA COLUNA AO LADO VOCÊ ENCONTRA TODAS AS MATÉRIAS JÁ PUBLICADAS DESDE 2009 (INÍCIO DO BLOG).

DIVULGUE ESTE TRABALHO PARA SEUS PARENTES E AMIGOS! 

NÃO DEIXE DE FAZER UM COMENTÁRIO SOBRE O QUE LEU/VIU: É FÁCIL, RÁDIDO E SERÁ SEMPRE BEM VINDO!!!

Um comentário:

Edson Silva disse...

Gostei das imagens de livros, principalmente os de Português da Editora Ática. Amo esses livros e essa Editora. Fiz minha 5a séria em 1975!!! Tempos bons... Os anos dessa década...