Este blog é uma REVISTA ELETRÔNICA QUINZENAL para a turma dos "ANOS DOURADOS" relembrar e matar saudades da infância e adolescência. E, também (porque não?), para os MAIS NOVOS conhecerem coisas da época e o que se passava naqueles tempos.
FOTOS dos símbolos e ícones dos ANOS 50/60 (e dos 40/70), tiradas da WEB e reunidas num só lugar, com algumas informações do PASSADO.
CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
Certamente muita criança "pegou gosto" pela árida eletrônica graças ao brinquedo educativo "Engenheiro Eletrônico Philips".
Ele foi lançado no final dosanos 60 e consistia numa caixa repleta de componentes simples que propiciavam a montagem de 22 modelos eletrônicos (que a Philips anunciava como aparelhos de verdade) como rádio-receptor, órgão elétrico, alarme sonoro contra roubo, amplificador e muitos outros.
... do sapato "PASSO DOBLE"? (AQUI) ... dos gibis em "3-D" dos anos 50? (AQUI) ... do álbum de figurinha "HISTÓRIA NATURAL"?(AQUI) ... do filme de 1966 "A HISTÓRIA DE ELZA" e sua linda música? (AQUI) ... do desenho de TV "JONNY QUEST"? (AQUI) ... de ELIS REGINA cantando "CANTO DE OSSANHA"? (AQUI) ... dos trabalhos do cartunista CARLOS ESTÊVÃO? (AQUI)
Mais "Você Se Lembra?"AQUI.
Que tal uma estação de rádio especializada em RÁDIO TEATRO e, mais tarde, NOVELAS RADIOFONIZADAS, hein? Eram gêneros de programa que tiveram início na década de 30 e se consolidaram com muito sucesso no rádio dos anos 40 e 50.
1941
1942
1942
Nessa época, considerada os anos de ouro do rádio brasileiro, uma emissora se destacava na irradiação desse tipo de programa: a "RÁDIO SÃO PAULO - PR A5", de São Paulo.
1952
1952
Foi a primeira emissora a transmitir trabalho de autor brasileiro ("A PREDESTINADA"-1941 e "FATALIDADE"-1942, de Oduvaldo Viana).
Pouco tempo antes a maior e mais importante rádio do Brasil (a "RÁDIO NACIONAL", do Rio de Janeiro) já tinha estreado sua dramatização (mas com obra de um autor mexicano e, na seguinte, cubano).
1954
Essas transmissões eram voltadas para o público feminino (que, em sua maior parte, ficava em casa cuidando da família e das tarefas do lar).
A "SÃO PAULO" era uma rádio muito conhecida graças ao fascínio que radionovelas exerciam sobre as grandes massas (como ocorre agora com as novelas da TV). Tinha grande elenco de RADIOATORES (bastante populares).
Leia matérias sobre as radionovelas AQUI, AQUI e AQUI.
I) IMAGENS - Programa de TV: "O VELHO, O MENINO E O BURRO"
Hoje, as fábulas estão meio (ou muito?) "fora de moda". Ao contrário de décadas atrás, quando a garotada sabia "de cor e salteado" muitas dessas narrativas. E não é que uma delas (de LA FONTAINE) foi parar na televisão como novela?
Isso ocorreu com a conhecidíssima (pelos mais antigos, pelo menos) fábula "O VELHO, O MENINO E O BURRO" que, em 14.04.1975 estreou como novela na TV TUPI no horário voltado ao público infanto-juvenil (18:30h).
Contava as peripécias dos personagens do título, inclusive o burro falante.
Para surpresa do pessoal da emissora, esse trabalho acabou ganhando, também, os adultos e alcançou altos índices de audiência (por isso, foi esticada para 184 capítulos, até 10.01.1976)
Dada a imprevista longevidade da novelinha, o "Velho" ("Gui") foi representado por dois atores (grandes nomes do teatro, TV e cinema): DIONÍZIO DE AZEVEDO (esquerda) e, depois, SADI CABRAL (direita). O "Menino" ("Peto") foi interpretado por Douglas Mazzola (que fez outros trabalhos até os anos 80). Zé Luiz Pinho (ator e dublador) fazia a voz do burro que encantava a criançada.
Clique na telinha abaixo e assista a ABERTURA feita com desenho animado dos personagens de Maurício de Souza, além de tremendo "merchan" do patrocinador da novelinha (a "CICA"):
E nesta, para rever um trechinho do trabalho dos atores (inclusive do burro falante):
II) PARADA DE SUCESSOS ("A NOITE VAI CHEGAR/Lady Zu - "ALÉM DO HORIZONTE"/Roberto Carlos - "MODINHA PARA GABRIELA"/Gal Costa "A NOITE VAI CHEGAR" 1978 (MÚSICA DA NOVELA "BOOGIE OOGIE")
"ALÉM DO HORIZONTE" 1975
"MODINHA PARA GABRIELA" 1975 (TEMA DA NOVELA "GABRIELA")
IV) IMAGENS - Álbum de figurinha: "SHOW DISNEY - PROFISSÕES"
Álbum lançado em 1978 e formado por 256 figurinhas (autocolantes, claro!) que apresentavam personagens do vasto mundo de Walt Disney caracterizados como profissionais de diversas atividades.
Abaixo de cada estampa colorida vinha um pequeno texto com informações sobre a profissão nela focada. Embora a Editora ABRIL jurasse de pés juntos que não havia figurinha "difícil", existia sim! Por isso alertava no próprio álbum que, no caso de não ser encontrada alguma, bastaria preencher um cupom e pagar Cr$0,50 para cada figurinha faltante.
====================================================================== V) IMAGEM - Escola: "GEOGRAFIA 3" - "ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DO BRASIL" - "CIÊNCIAS 5ª SÉRIE" - "HISTÓRIA DO BRASIL"
1972
1977
1977
1978
====================================================================== VI) FATOS - NOTÍCIAS DA ÉPOCA: "ACIDENTE COM AVIÃO BRASILEIRO NA FRANÇA DEIXA 122 MORTOS" Manchetes de jornais do dia 12.07.1973:
"Em 11.07.1973 um Boing 707 da VARIG, fazendo o voo RIO/PARIS, fez um pouso de emergência nos arredores da capital francesa. Faltava apenas um minuto para chegar na pista do aeroporto de ORLY. Já se sabe que um incêndio iniciado no toalete causou intensa e densa fumaça tóxica que tomou conta de toda a área de passageiros.
Logo em seguida um fortefogo se alastrou com muita rapidez pela traseira e parte central matando os passageiros que haviam sobrevivido à fumaça venenosa.
O comandante avisou à torre de comando que o avião estava em chamas e que iria fazer um pouso de emergência numa plantação de cebolas vizinha ao aeroporto para que não caísse numa zona habitada.
Este acidente causou a morte de 122 pessoas (dos seus 134 ocupantes). O senador FELLINTO MULLER e o cantor AGOSTINHO DOS SANTOS estão entre as vítimas fatais. Dos 17 tripulantes sobreviveram 12, inclusive o comandante Gilberto Araújo Silva, pois a frente da aeronave não se incendiou.
equipes de socorro imediatamente após o pouso
As autoridades francesas consideram como um ato heroico do piloto, pois evitou catástrofe maior ao desviar-se de área muito populosa."
************************
NOTA DA REDAÇÃO: Quase seis anos depois, em 30.01.1979, o avião comandado pelo piloto Gilberto desapareceu sobre o Oceano Pacífico quando fazia a rota TÓQUIO/LOS ANGELES. Após o desaparecimento dos radares, nunca mais se teve notícias desse voo.
====================================================================== VII) IMAGENS - Gibi estrangeiro: TERROR & HORROR
Gibis americanos dos anos 70 (só para quem tinha "estômago forte"!!!)
====================================================================== VIII) VAMOS AO TEATRO? ("JESUS CRISTO, SUPERSTAR" - "LIBERDADE PARA AS BORBOLETAS" - "O POETA DA VILA E SEUS AMORES" - "ALUGA-SE UMA BARRIGA"
1972
1972
1978
1979
COM ESTA SEÇÃO DE COISAS DOS ANOS 70 ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO. AQUITODAS AS PUBLICAÇÕES SOBRE ESSA DÉCADA.