sábado, 15 de maio de 2010

IMAGENS - Velharia: "Parker 51"

Nos anos 50 usar uma caneta-tinteiro "Parker 51" estava na moda e era o maior charme. Mas ela não era para qualquer um, não! Custava muito mais que as outras. Constituia-se em um "objeto de desejo" pela sua beleza, maciez e tecnologia. A fabricação dessa caneta (em seus vários modelos) teve início em 1940 e prosseguiu no decorrer dessa década. Teve esse número acrescido ao nome como símbolo dos 51 anos da fundação da empresa (que havia patenteado sua primeira caneta em 1889!). Não é exagero afirmar que a Parker 51 marcou uma época.
Os orgulhosos donos só abasteciam sua "preciosidade" com tinta Parker, denominada (até hoje) "Quink" (quem não se lembra da tinta "azul permanente" e "azul lavável" ?).
Foi a caneta que teve o maior sucesso de venda em todo o mundo. Em 1959 foi inaugurada a primeira fábrica no Brasil.
Na 2ª metade dos anos 50 foi lançada a "PARKER 61" (que aqui chegou no começo dos anos 60) com sistema de enchimento revolucionário: era só colocar a ponta trazeira (que tinha tecido absorvente) no tinteiro que ela se enchia automaticamente! Muitos tiveram o privilégio de viver os áureos tempos dos dois ícones, pois quando a "61" entrou no Brasil, a "51" ainda era "estrela".
Em 1961 o Brasil começa a produzir o ALGOZ das canetas-tinteiros (sejam baratas ou caras): a ESFEROGRÁFICA.
Ah! Antes de terminar é preciso citar um objeto indispensável nos tempos das canetas de pena e, também, das canetas-tinteiros: o "MATA-BORRÃO" (que fica para uma edição futura). Abaixo, fotos da Parker 51.


1952

1955

Mais aqui e aqui

20 comentários:

Luiz de Aquino disse...

No meu aniversário de 10 anos, em setembro de 1945, minha mãe presenteou-me com uma Parker 21 - modelo mais simples da famosa marca e uma espécie de promessa: se eu continuasse estudioso, poderia bem ganhar uma Parkr 51, talvez aos 15 anos... Náo sei bem quando, nem de quem a ganhei, mas recordo-me de ter uma Parker 51, mas o meu carinho fico sempre para aquela do final do curso primário. Tinha a "fuselagem" menos fina que a vedete da marca e o clip náo era a seta, mas uma fina haste com um sulco. E ambas as minhas canetas Parker eram em azul, como a do foto...

"blcamargo" disse...

Valeu Luiz! Obrigado pela visita e comentário. Fico feliz em saber que essa matéria serviu para trazer-lhe felizes lembranças. Grande abraço.

Anônimo disse...

Durante algum tempo imaginei que o 51 que acompanhava a caneta Parker 51 estava relacionado ao ano de sua fabricação.Numa publicação da revista Seleções do inicio dos anos 40 vi com surpresa uma propaganda da caneta Parker 51.Como seguidor do décimo primeiro mandamento que autoriza o sofisma passei a dizer que era contemporâneo da Parker 51 e sou efetivamente, pois nascí e 1942.

"blcamargo" disse...

Grato pelo simpático comentário. Volte sempre. Abração.

Edmilson Rodrigues do Ó disse...

A caneta Parker "51" sempre foi e provavelmente continuará sendo a mais charmosa e clássica caneta de todos os tempos. No 51º aniversário da Parker Pen Company, ocorrido em 1939, foi lançado esse produto que embelezou o mundo. No ano de 1957 eu adquirí dois exemplares da famosa Parker "51" as quais ainda se encontram em meu relicário em perfeito estado de conservação, originalidade e funcionamento.

"blcamargo" disse...

Muito obrigado, Edmilson, pela visita e belo comentário. Volte sempre. Abração.

Unknown disse...

Olá, estou pesquisando e fiquei satisfeito em saber sobre a história desta famosa caneta. Infelizmente não marquei época nessas datas, pois nasci em 84. Contudo, possuo duas destas Parker 51 que funcionam muito bem até hoje, sendo uma bordo e outra verde. Uma delas está com a tampa um pouco deteriorada pelo uso por meu avô. E a outra está muito boa, mas preciso centrar a pena que está um pouco deslocada. Alguém conhece algum lugar em Curitiba/PR? Obrigado.

Unknown disse...

A parker 51 só tem um defeito, quem compra a primeira não para nunca mais, tenho mais de 80 e sou apaixonado pelas minhas canetas e até hoje garimpo novas joias para a coleção. Alegria para a escrita e para os olhos.

Unknown disse...

será que alguém sabe em que edição das Seleçoes do Reader´s Digest saiu a propaganda das canetas Parker em que Manuel Bandeira segurava uma caneta e em segundo plano aparecia aquele poema denominado "Irene no céu"?

Unknown disse...

será que alguém sabe em que edição das Seleçoes do Reader´s Digest saiu a propaganda das canetas Parker em que Manuel Bandeira segurava uma caneta e em segundo plano aparecia aquele poema denominado "Irene no céu"?

Anônimo disse...

Procure starfountain pen

Sergio Braz disse...

Procuro sempre encontrar a música que embalava um velho comercial da TV sobre a tinta Parker Super Quick, que era assim: "Escrevi seu nome na areia, a onda do mar levou; escrevi com Super Quink, nunca mais se apagou." Era um belo comercial em que a onda do mar vinha e apagava os escritos na areia,
Alguem, por acaso, consegue localizar este comeraial?

José Luiz Scaglioni disse...

Também procuro pelo comercial de TV que fala da tinta Parker Super King. Nunca vi de novo.

Unknown disse...

Bom dia a todos,muito legal ver as lembranças de cada um dos Srs.tenho três parker 51 e tem uma com o clipe quebrado alguém pode me dizer onde acho pecas, obrigado e abs a todos.

Unknown disse...

Por incrível que pareça, achei uma literalmente jogada na rua. Ví que é uma caneta diferente e resolvi pesquisar, e pra minha surpresa é uma ótima caneta com a tampa banhada a ouro.

Unknown disse...

Casa das canetas em Curitiba.

Unknown disse...

Sérgio Braz,prezado amigo...dia destes escrevi para minha namorada este texto,contudo ao terminar a inscrição literalmente a onda veio e fez jus ao comercial.

Unknown disse...

Sou um intusiasta das canetas tinteiro Parker, tenho uma coleção de mais 80 exemplares de diversas datas de fabricação.

Anônimo disse...

Boa noite.consegui uma caneta Parker de 1930,está altografada com o nome de Mário C. Cliarelo.nao sei o valor,mas gostaria de saber

Anônimo disse...

TENHO UMA PARKER ACHO QUE 51 está perfeita se riscos gostaria de saber o preço de um canta dessa tenho um sheffers tinteiro tbm não sei o valor