sexta-feira, 30 de julho de 2010

FATOS - Notícias da Época - Sequestro do embaixador americano

"Numa espetacular e ousada operação o embaixador norte-americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado ontem no Rio de Janeiro.
O fato ocorreu entre 14 e 15 horas nas imediações de sua residência (Bairro do Botafogo). O embaixador se dirigia ao trabalho.
O motorista foi libertado logo a seguir, em uma rua de pouco movimento. O número de sequestradores ainda não foi estabelecido com precisão. Acredita-se que eles eram mais de 6. Foi deixada uma mensagem (assinada por dois grupos terroristas auto denominados "ALN" e "MR-8") em que apresentam as exigências para a libertação:
  • publicação e leitura do "manifesto" (dentro de 48 horas) nos principais jornais, rádios e televisões do país;
  • libertação e condução, como asilados políticos, de 15 prisioneiros políticos à Argélia, Chile e México.
A lista dos presos a serem libertados seria fornecida assim que essas condições fossem aceitas. À noite a Junta Militar liberou a divulgação do documento, que foi lido em cadeia de TV formada na Guanabara. Durante o dia de hoje será emitida nota oficial pelas autoridades governamentais." Em 05 de setembro de 1969.
O embaixador em sua mesa de trabalho:


A Junta Militar (da esq. para a dir.): General Lira Tavares (Exército) - Almirante Augusto Rademaker (Marinha) e Brigadeiro Márcio Souza Melo (Aeronáutica):




Nenhum comentário: