quinta-feira, 15 de julho de 2010

IMAGENS - Velharia: "SIDECAR"

É um dispositivo, de uma só roda, para ser acoplado na lateral de motocicleta já preparada para isso. O objetivo é o transporte de mais um passageiro.
Nos anos 50 e décadas anteriores foi bastante utilizado na Europa (por aqui também alguns eram vistos nas ruas). Quem não se lembra dos filmes sobre a II Gerra Mundial em que soldado nazista aparecia dirigindo moto com esse "apêndice" carregando outro companheiro com metralhadora nas mãos.
O sidecar (ou side car), apesar de em número reduzido, continua sendo fabricado no Brasil e no mundo. Agora o foco é no transporte de pequenas cargas e não de pessoas, como antigamente. Embora difícil, não é de se espantar caso veja algum desses "desfilando" por aí, principalmente de clube de colecionadores.


Um dos anos 50, fazendo "pose":


Anúncio americano, de 1957:




Eis a "dupla dinâmica", em seriado da TV americana, nos anos 60:

Mais velharia aqui, aqui e aqui.

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Esse anúncio do sidecar Sunbeam parece ser inglês e não americano, a começar pela posição do sidecar para ser acoplado do lado esquerdo da moto, deixando o piloto mais à direita como nos carros com cockpit na mão inglesa. Eu até já vi uma moto Sunbeam, mas sem sidecar, em exposição num shopping daqui de Porto Alegre.