sexta-feira, 30 de julho de 2010

IMAGENS - Velharia: "GUMEX"

Outro vovô. Desta vez do atual gel fixador de cabelo. O GUMEX era encontrato pronto em potinho de vidro ou em pó (cor-de-rosa) que bastava misturar com água morna para a "goma" ficar pronta.
Deixava o penteado bem assentado. Principalmente nos anos 50 era muito usado pelos homens, pois a moda ditava o uso de cabelo duro e "colado" na cabeça (é só ver as propagandas daquela época). E a garotada copiava.
Qem não se lembra do eterno slogan "Dura Lex Sed Lex, no cabelo só Gumex" ? Seu criador foi o grande Ary Barroso, ao narrar um jogo de futebol transmitido pelo rádio e patrocinado pelo produto. Conta a história que isso ocorreu por acaso: por falta do que falar sobre o Gumex, lembrou-se da frase (em latim) tão cara aos legisladores da Roma antiga "Dura Lex Sed Lex" ("A Lei é dura, mas é a Lei"). Acrescentou o final em português e saiu o famosíssimo bordão (com perfeita rima).
O Gumex tinha duas pequeninas inconveniências: o cabelo precisava ser penteado rapidamente, pois o endurecimento era quase imediato. E, se passasse o pente depois de seco, soltava "escamas" parecidas com caspa. Mas a "experiência" fazia com essas coisas não acontecessem.






Mais velharias aqui, aqui e aqui.

2 comentários:

"blcamargo" disse...

Uma leitora pede imagem do produto 'FIXADOR BOURBON". Caso alguém possua, favor enviar a este blog.

fliperamastar02 disse...

Que legal! Fui ao supermercado hoje e vi vários produtos Gumex. Levei um creme de massagem de Manteiga de Karité e Queratina. Vi no rótulo que eles estão há mais de 60 anos no mercado. Fiquei curiosa e decidi pesquisar, não sabia que a marca é bem antiga. Ótimo blog, parabéns!