sexta-feira, 30 de julho de 2010

IMAGENS - Velharia: "GUMEX"

Outro vovô. Desta vez do atual gel fixador de cabelo. O GUMEX era encontrato pronto em potinho de vidro ou em pó (cor-de-rosa) que bastava misturar com água morna para a "goma" ficar pronta.
Deixava o penteado bem assentado. Principalmente nos anos 50 era muito usado pelos homens, pois a moda ditava o uso de cabelo duro e "colado" na cabeça (é só ver as propagandas daquela época). E a garotada copiava.
Qem não se lembra do eterno slogan "Dura Lex Sed Lex, no cabelo só Gumex" ? Seu criador foi o grande Ary Barroso, ao narrar um jogo de futebol transmitido pelo rádio e patrocinado pelo produto. Conta a história que isso ocorreu por acaso: por falta do que falar sobre o Gumex, lembrou-se da frase (em latim) tão cara aos legisladores da Roma antiga "Dura Lex Sed Lex" ("A Lei é dura, mas é a Lei"). Acrescentou o final em português e saiu o famosíssimo bordão (com perfeita rima).
O Gumex tinha duas pequeninas inconveniências: o cabelo precisava ser penteado rapidamente, pois o endurecimento era quase imediato. E, se passasse o pente depois de seco, soltava "escamas" parecidas com caspa. Mas a "experiência" fazia com essas coisas não acontecessem.



1963






Mais velharias aqui, aqui e aqui.

19 comentários:

"blcamargo" disse...

Uma leitora pede imagem do produto 'FIXADOR BOURBON". Caso alguém possua, favor enviar a este blog.

Anônimo disse...

Que legal! Comprei hoje um produto Gumex. É um creme de massagem de Manteiga de Karité e Queratina. Li no rótulo que eles estão no mercado há mais de 60 anos. Fiquei curiosa e decidi pesquisar, não sabia que a marca era tão antiga assim! Ótimo blog, parabéns!

Anônimo disse...

Que legal! Fui ao supermercado hoje e vi vários produtos Gumex. Levei um creme de massagem de Manteiga de Karité e Queratina. Vi no rótulo que eles estão há mais de 60 anos no mercado. Fiquei curiosa e decidi pesquisar, não sabia que a marca é bem antiga. Ótimo blog, parabéns!

Marina Gregolin disse...

Mt obrigada pelas informações. Com certeza não passava de gelatina (o q justifica a água quente pra dissolver e as caspas ao pentear) hj em dia as blogueiras usam gelatina en cabelos cacheados e acham q estão apresentando uma novidade. Hehehe

Unknown disse...

Tenho 66 anos e com 10 anos já usava. Eu mesmo preparava. Pesquisei esse post quando na semana passada assistindo uma entrevista do ex jogador Pepe em um programa esportivo da Rede Globo, o mesmo mencionou que usava Gumes.

Anônimo disse...

Onde encontro o gumex em pó??

Unknown disse...

Sou profissional dos anos 70 usei muito .Estou a procura.

Anônimo disse...

Qual o ano da "criação" do bordão Dura lex Sed lex ... no cabelo só Gumex ?

Unknown disse...

Em que ano Ary Barroso cunhou o famoso bordão ?

Sapita disse...

Meu pai usava o pó. Lembro dele fazendo a mistura. Depois, despenteava tudo para ver os pedacinhos voando.

Rogério Emílio disse...

Anônimo boa noite . Meu nome é Rogério Emílio. Tenho a mesma curiosidade . NASCI EM 1956 . NOVIDADES ME CONTA?

Unknown disse...

Desculpe mas gostaria de saber se conseguiu o gumex em po?

Unknown disse...

Sei muito o Gumex.

Unknown disse...

No início da adolescência a preocupação era deixar o cabelo arrumadinho, com os fios de cabelo impecavelmente assentados. Usava-se pente Flamengo devidamente torto por ser guardado no bolso de trás.
Faziam parte da parceria um espelhinho de forma oval,muitos com figura de mulheres que feriam a moral e os bons costumes da época

José de Mesquita disse...

GUMEX podia ser preparado de duas formas: com álcool ou sem ele. Dissolvia-se bem o pó no álcool até ficar bem misturado e em seguida acrescentava-se água e ele se tornava uma pasta imediatamente. Quanto menos água mais consistente ele ficava. Usei muito. Pena que já não existe. Hoje, o que existe de mais próximo do GUMEX é Fixador Bozzano extra-forte (azul).

Unknown disse...

Por isso que o Pepe ficou careca

Unknown disse...

Usei gumex bem no final dos anos 70 par prender meu cabelo que na época era bem curto. Para finalizar, eu cobria com uma flor. Naturalmente, essa produção era para sair.
Ficava impecável.

Anônimo disse...

É tão antigo que meu pai dizia que era um dos sócios e que por desacordo entre os demais saiu e abriu a Perfumaria Soberana ....
Não me sinto segura ah esse respeito , meu pai já faleceu há 60 anos.....é idoso.Uma pessoa boníssimo e elegante com todos ....talvez seja fábula!
Que Deus o tenha!

Anônimo disse...

Acho que era cor de rosa ...se não me falha a memória