quinta-feira, 15 de julho de 2010

IMAGENS - Revista: "Mistério Magazine, de Ellery Queen"

Revista de contos policiais que começou a ser publicada no Brasil em 1949, pela antiga "Editora Revista do Globo S/A", de Porto Alegre-RS.
Ela não era a única do gênero (havia a "X-9", a "Meia Noite", e outras). O material usado era ruim (capa mole e papel de segunda) e, por isso mesmo, custava pouco. Não era revista em quadrinhos, mas só de textos.
Como se pode ver abaixo, suas capas eram chamativas e apelativas, com ilustrações consideradas bastante fortes para a época.


1951:

1956:

1957:



9 comentários:

Robson Rodrigues disse...

A Ellery Queen, apesar de barata, tinha grandes textos. Arthur C. Clark, Isaac Asimov e Agatha Cristie escreveram muitos textos lá, só para citar alguns autores. O conto que depois serviria de base para o livro "Eu, o robô", de Asimov, foi publicado pela primeira vez nela. Note-se que não era apenas textos de mistério ou policiais, havia também ficção científica. Vez por outra encontro algum argumento em filmes ou lvros, que vi pela primeira vez lá.

Robson Rodrigues - robrodrigues44@yahoo.com.br

"blcamargo" disse...

Obrigado, Robson, pela visita e contribuição.

Angelo Savini disse...

Tenho vários exemplares da revista, edições dos anos 70, incluindo Antologias. Já reli cada conto várias vezes, e não me canso de faze-lo, pela qualidade do material. Ela continua sendo publicada nos Estados Unidos. Por quê será que ninguém se habilita aqui em nosso país? Fica uma sugestão para a LP&M.

"blcamargo" disse...

Você tem razão, Angelo. É uma pena ninguém se interessar em publicá-la.Quem sabe, algum dia ...
Grato pela visita e cometário.

ines tude rodrigues disse...

Meu Deus,fui apaixonada por esta revista,desde meus 11 anos!
Por que não a publicam novamente?
Fiquei treinada,na vida ,com a experiencia dos contos...procurar os suspeitos? era comigo,uma verdadeira detetive!
Faço 75 anos agora em julho.Tempo da saudade,gostaria de adquirir alguns exemplares e reler.Como adquiri-los?iinestude2011@hotmail.com

"blcamargo" disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
"blcamargo" disse...

Grato, dna. Inês, pela visita e simpático comentário. espero que volte sempre para reviver coisas dos "velhos tempos", numa viagem saudável ao Passado.
Nos sebos da internet, com certeza, a senhora achará esses livretos/revista para comprar: Mercado Livre, A Traça e Estante Virtual. É só colocar esses nomes no Google e clicar no endereço localizado. Parabéns pelo Aniversário! Que essa data seja comemorada por muitos e muitos anos! Grande abraço.

Anônimo disse...

Alguns amigos da área da cultura concordam comigo quando digo que ha um processo de "emburrecimento" da sociedade. Lí dna.Inês relatando suas leituras aos 11 anos. Eu tambem Dna. Inês!! Tornei-me um voraz leitor tendo iniciado pelos Gibis, super X, Ellery Queen e outros. Os eletrônicos , talvez ?, acabaram com esses primeiros passos para criar o hábito da leitura. Tinha coleções de Robin Hood,Mandrake, Hopalong Cassidy,Arizona Haines, Durango Kid e outros. Tenho Saudades.

"blcamargo" disse...

Agradeço a visitas e comentário. Você tem toda razão. Os gibis foram grandes formadores de leitores de livros. Sobre isso, veja meus posts de 15.10.09(gibi "maravilhas da Natureza") e 15.03.10 (idem "Edição Maravilhosa"). É só clicar no item "GIBI" EM "ASSUNTO" e ir até as datas. Um abração.