quarta-feira, 15 de junho de 2011

IMAGENS - Escola: "CAIXA ESCOLAR"

Voltemos ao antigo Grupo Escolar (1° ao 4º "ano" do curso primário) para trazer à lembrança uma instituição que (com pouquíssima ou nenhuma ajuda do poder público) fazia de tudo para atenuar os problemas dos alunos carentes na escola dos anos 50.
Daquelas crianças cujas famílias não tinham condições financeiras de mantê-las adequadamente alimentadas e muito menos de arcar com seus gastos no estudo. Como esperar bom desempenho dos que enfrentariam a jornada escolar de 4 horas saindo de casa praticamente em jejum?
Cada escola é que cuidava desse problema à sua maneira e iniciativa.
Então, aí entrava a CAIXA  ESCOLAR, vinda dos anos 30 e presente nos Grupos Escolares para dar assistência a esses alunos.


1963


Fornecia-lhes alimentação que, normalmente, era um prato de sopa (que variava entre legumes,  macarrão, fubá, etc), ou de canjica, ou mingau doce (chocolate, etc). Tudo muito simples mas feito com esmêro. E como era aguardada a hora do recreio, quando era servido! Os não carentes também podiam participar desse "momento feliz". Era só comprar e pagar um pouquinho pelo "vale" distribuido pouco antes, na classe mesmo.
Mas a Caixa Escolar não cuidava apenas dessa assistência. Os "inscritos" também ganhavam uniforme, livros e outros materiais necessários ao estudo. Tudo do mais barato, é claro. Esses eram os "alunos da caixa".
E como ela se mantinha? Com contribuições dos cidadãos da localidade (donos de açougue, armazéns e outros tipos de comércio) e dos pais em condições  (Vejam as imagens de dois boletins escolares em que constam anotações dessa contribuição). A pequenina receita com a venda da merenda também ajudava.


1959



Tudo graças à dedicação dos diretores e professores (que angariavam recursos junto à comunidade).
Era um tempo em que não havia programa oficial de Merenda Escolar. Apenas no final dos anos 50  é que começou a ser implantado pelo Estado (mas que ficou só na teoria e na boa intenção por muitos anos). Pelo menos em grande parte da década de 60 a Caixa Escolar  é que ainda bancou esse atendimento, na maioria das escolas.


Clique nos títulos e leia, também, sobre:   Boletim Escolar   -   Caneta de Pena   -   Canto Orfeônico   -   Caderno Escolar   -   Cartilha Sodré   -   Tabuada   -   Maleta Escolar   -   Lápis de Cor   -  Livreto Programa Escolar   -   Alongador de Lápis   -   Livro de "Admissão"   -   Aula de Religião   -   Livro de História


15 comentários:

manoe disse...

Fui aluno da Grupo Escolar Marechal Rondon, em São José dos Campos, e lembro com saudade do pão com pasta de almendoim que era servido no recreio. Eu fui um aluno da caixa de 1962 a a 1966.
Grandes lembranças!

"blcamargo" disse...

Valeu,Manoel! Como é bom ter boas lembranças do Passado. Um abração. Grato pela visita e comentário.

Mauro Demarchi disse...

Muito interessante esta matéria. Estudei no Marechal Rondon na década de 60 mas não me recordo desta Caixa.
Aliás, seria interessante reunir os que estudaram nessa época para um encontro, o que acham? Atualmente moro em SC, mas gostaria de rever os amigos da época.

Unknown disse...

Alguém pode me dizer qual era o nome daquele grão usado na sopa da merenda escolar no final dos anos 60?

Anônimo disse...

Pode ser PTS(soja)

Unknown disse...

Estudei na escola municipal rotary em duque de Caxias RJ na decada de 70 e tinha uma sopa feita de um tipo de farelo de cor marrom. Alguém sabe me dizer o que era aquilo e se existe ainda?

Sandra disse...

Sr Reginaldo se descobrir deixe registrado por aqui tbem gostaria muito de saber, obrigada.

José Eduardo dos santos disse...

Eu estudei no grupo escolar marechal Floriano entre1968,1969, tbm.tambem fui agraciado pela caixa escolar, ganhei uniformes, material escolar e a boa e deliciosa sopa,uma vez por semana era servido macarrão, bons tempos, tenho ainda o último boletim escolar assinado pela diretora, Romana Romana Salles Cunha e a professora dona Iracema Ricci Negreiros, em 14 de dezembro de 1959, época de ouro, meu primeiro momento, um reconhecimento próprio, muito orgulho.

José Eduardo dos santos disse...

Eu estudei no grupo escolar marechal Floriano entre1968,1969, tbm.tambem fui agraciado pela caixa escolar, ganhei uniformes, material escolar e a boa e deliciosa sopa,uma vez por semana era servido macarrão, bons tempos, tenho ainda o último boletim escolar assinado pela diretora, Romana Romana Salles Cunha e a professora dona Iracema Ricci Negreiros, em 14 de dezembro de 1959, época de ouro, meu primeiro momento, um reconhecimento próprio, muito orgulho.

Betão disse...

Poucas pessoas se lembram disso. Eu me lembro que levava um envelope com dinheiro que meu pai colocava. Não entendia, mas me lembro do meu pai dizer que era a caixa escolar e era para entregar à professora.

Anônimo disse...

eu estudei nesta época em assis-sp ,e tb me lembro como se fosse hoje o sabor desta sopa com estes grãos,acho que pode ser ou soja ou aveia,o pior que qdo estava gravida me deu muita vontade de comer e eu não lembrava do que era para fazer.

Unknown disse...

Eu acho que era grã de soja

Unknown disse...

Eu tbm gostaria de saber o nome deste grão,porque chamávamos de sopa de pipoca.

Débora Youssif disse...

Eu estudei no colégio Silva Jardim SP no Tucuruvi anos 60 e me lembro do pão com patê de salsicha e queijo.
Queria a receita

Marylânia disse...

Boa noite. Fuialuna do Colégio Estadual Professor Ary Quintella, no Rio de Janeiro, nos anos 70, fazia o antigo ginásio lá e era da caixa escolar. Todo ano recebia uniforme completo, inclusive de ginástica, e livros, todos novos. Para isso era necessário fazer um requerimento, um atestado de pobreza, assinado por 3 comerciantes de onde morava e levava a uma delegacia de polícia para o delegado atestar e deferir... As roupas do uniforme eu retirava na loja A Colegial, que era a mesma que os demais alunos compravam seus uniformes. Com isso, eu tinha as mesmas peças de roupas dos outros. Normalmente eu recebia os livros antes dos mesmos serem vendidos na secretaria do colégio... Não tinha merenda escolar. Bons tempos esse... No fim do ano eu tinha de devolver os livros, mas normalmente ficava com eles, pois o colégio agraciava os melhores alunos no ano seguinte com os livros didáticos... abraços Marylânia