quarta-feira, 15 de junho de 2011

IMAGENS - Revista: Importantes revistas dos anos 50/60 - (I) ATUALIDADES - "MANCHETE"

Esta grande revista de circulação nacional foi criada em 1952 por ADOLPHO BLOCH (imigrante russo estabelecido no Rio de Janeiro). Foi a grande concorrente de outro ícone da imprensa, a revista "O CRUZEIRO" (nascida muito antes, em 1928).
De tiragem semanal,  suas matérias versavam sobre uma gama enorme de assuntos da atualidade e variedades, que despertasse interesse. Não era dirigida apenas a um estrato da população. Era para todos os brasileiros. Assim pensava o seu criador.


1954



Para isso contava com a diversidade de temas, com as belas fotos (enormes e muito coloridas) e com nomes de peso em sua equipe de redatores (Rubem Braga, Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues, Carlos Drumond de Andrade, Sergio Porto, dentre outros).



1960



Em poucos anos (final da década de 50) conseguiu destronar "O Cruzeiro", que já sentira a força da concorrência de "Manchete" e entrara em declínio.



1969



Depois de reinar absoluta por décadas (60 a 80) essa grande revista sentiu esgotamento frente às incontornáveis dificuldades financeiras do Grupo Bloch (que integrava) nos anos 90.



uma amostra do conteúdo



No ano 2.000 (já sem grande importância) deixou de ser publicada. Posteriormente houve tentativa de ressuscitá-la, mas sem êxito.


Clique nos títulos para ver outras revistas:   4 Rodas   -   Eu Sei Tudo   -   Filmelândia   -   Querida   -  Sétimo Céu   -   Seleções   -     7 Dias na TV   -   Ecos Marianos   -   Almanaque do Pensamento






Um comentário:

Mari disse...

Gostaria de saber onde encontrar a cartilha minhas lições de RITA Amil de Rialva. Pode me ajudar? Meu email: mrlage@gmail.com