quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IMAGENS - Estante de livros: "TESOURO DA JUVENTUDE" - "REINO INFANTIL"

Nossa ESTANTE recebe duas coleções de livros infanto-juvenis que foram lidas (ou apenas "folheadas") por muitas crianças e jovens dos anos 50 e 60, hoje certamente grandes amantes da leitura. Essas obras são: "Tesouro da Juventude" e "Reino Infantil".


"TESOURO DA JUVENTUDE"

De origem inglesa, sua versão brasileira foi a precursora em nosso país das enciclopédias das diversas áreas do conhecimento humano. Apesar da denominação, era um "tesouro" também para os adultos. Reinou soberana dos anos 20 (quando aqui chegou) até os anos 50.

edição de 1953


Na década de 60 ainda teve reedição, mas já estava "enfraquecida" pela concorrência de diversas outras coleções do gênero, que foram surgindo na época.
Ela era composta de 18 volumes formados por vários "livros", como: "Livro dos Porquês", "Livro da Poesia", "Livro da Terra", "Livro das Belas Ações", etc. Essas seções traziam textos e ilustrações sobre História, clássicos da literatura mundial, artes, contos famosos, personagens importantes e muito mais. Grande ênfase era dada à área de Ciências.


edição de 1953




"REINO INFANTIL"

Coleção ilustrada com 10 volumes integralmente dedicados a histórias infantis de grandes autores mundiais. Dentre eles destacavam-se  os irmãos GRIMM, CHARLES PERRAULT e HANS CHRISTIAN ANDERSEN.

 edição de 1958


Essa coletânea de contos foi editada nos anos 50 e 60, um tempo em que as fábulas, os contos da carochinha e os contos de fada despertavam o interesse da criançada, levando-a ao mundo da imaginação através da leitura.
Algumas histórinhas tradicionais que estavam nessa obra: A Gata Borralheira, Branca de Neve e os Sete Anões, Os Cavalos Encantados, Chapeuzinho Vermelho, O Pequeno Polegar, O Patinho Feio.


edição de 1958


Veja outros livros da nossa estante AQUI.


6 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o blog, as postagens são muito boas. Poderia postar sobre os livros do Tolkien? Imagens, um pouco da história... Ele foi e é o mestre da fantasia, há uma grande história por trás de toda a sua obra.
Adorei a postagem sobre alimentos antigos, meu pai é dessa época e vive falando duma bala que se chamava "pan" e está até hoje no mercado.
Muito bom este blog, meus parabéns.

Julia disse...

O tesouro da juventude é realmente um tesouro. Meu vô tinha essa coleção, e está com a família até hoje; e em ótimo estado!

"blcamargo" disse...

Grato pela visita. Parabéns por guardarem com carinho essa herança maravilhosa. Que continue passando para outras gerações.Volte sempre.

"blcamargo" disse...

Agradeço a visita e simpático comentário. Quanto ao seu pai, acredito que "ele viva falando" das balinhas PAN tipo pastilha (que eram "remedinhos" para criançada daquela época). Sobre o Tolkien vamos ver se enquadramos algumas de suas coisa nos anos 50/60.
Grande abraço e volte sempre.

Malu disse...

A coleção Reino infantil foi um dos melhores presentes que recebi na infância. Li todas os contos inúmeras vezes . Depois doei a coleção a escola do bairro. Até hoje lembro com carinho dessa viagem inesquecível.

Anônimo disse...

Tenho essa coleção completa, em excelente estado! Seguidamente pego um volume aleatoriamente e folheio suas páginas. É uma verdadeira viagem no tempo....