quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IMAGENS - Estante de livros: "TESOURO DA JUVENTUDE" - "REINO INFANTIL"

Nossa ESTANTE recebe duas coleções de livros infanto-juvenis que foram lidas (ou apenas "folheadas") por muitas crianças e jovens dos anos 50 e 60, hoje certamente grandes amantes da leitura. Essas obras são: "Tesouro da Juventude" e "Reino Infantil".


"TESOURO DA JUVENTUDE"

De origem inglesa, sua versão brasileira foi a precursora em nosso país das enciclopédias das diversas áreas do conhecimento humano. Apesar da denominação, era um "tesouro" também para os adultos. Reinou soberana dos anos 20 (quando aqui chegou) até os anos 50.

edição de 1953


Na década de 60 ainda teve reedição, mas já estava "enfraquecida" pela concorrência de diversas outras coleções do gênero, que foram surgindo na época.
Ela era composta de 18 volumes formados por vários "livros", como: "Livro dos Porquês", "Livro da Poesia", "Livro da Terra", "Livro das Belas Ações", etc. Essas seções traziam textos e ilustrações sobre História, clássicos da literatura mundial, artes, contos famosos, personagens importantes e muito mais. Grande ênfase era dada à área de Ciências.


edição de 1953




"REINO INFANTIL"

Coleção ilustrada com 10 volumes integralmente dedicados a histórias infantis de grandes autores mundiais. Dentre eles destacavam-se  os irmãos GRIMM, CHARLES PERRAULT e HANS CHRISTIAN ANDERSEN.

 edição de 1958


Essa coletânea de contos foi editada nos anos 50 e 60, um tempo em que as fábulas, os contos da carochinha e os contos de fada despertavam o interesse da criançada, levando-a ao mundo da imaginação através da leitura.
Algumas histórinhas tradicionais que estavam nessa obra: A Gata Borralheira, Branca de Neve e os Sete Anões, Os Cavalos Encantados, Chapeuzinho Vermelho, O Pequeno Polegar, O Patinho Feio.


edição de 1958


Veja outros livros da nossa estante AQUI.


13 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o blog, as postagens são muito boas. Poderia postar sobre os livros do Tolkien? Imagens, um pouco da história... Ele foi e é o mestre da fantasia, há uma grande história por trás de toda a sua obra.
Adorei a postagem sobre alimentos antigos, meu pai é dessa época e vive falando duma bala que se chamava "pan" e está até hoje no mercado.
Muito bom este blog, meus parabéns.

Julia disse...

O tesouro da juventude é realmente um tesouro. Meu vô tinha essa coleção, e está com a família até hoje; e em ótimo estado!

"blcamargo" disse...

Grato pela visita. Parabéns por guardarem com carinho essa herança maravilhosa. Que continue passando para outras gerações.Volte sempre.

"blcamargo" disse...

Agradeço a visita e simpático comentário. Quanto ao seu pai, acredito que "ele viva falando" das balinhas PAN tipo pastilha (que eram "remedinhos" para criançada daquela época). Sobre o Tolkien vamos ver se enquadramos algumas de suas coisa nos anos 50/60.
Grande abraço e volte sempre.

Malu disse...

A coleção Reino infantil foi um dos melhores presentes que recebi na infância. Li todas os contos inúmeras vezes . Depois doei a coleção a escola do bairro. Até hoje lembro com carinho dessa viagem inesquecível.

Anônimo disse...

Tenho essa coleção completa, em excelente estado! Seguidamente pego um volume aleatoriamente e folheio suas páginas. É uma verdadeira viagem no tempo....

Alice disse...

Juntamente com o Tesouro da Juventude eu tinha em minha estante uma coleção de capa rosa-escuro de livros de estórias infanto-juvenis. Tento há anos lembrar do nome desta coleção. Era uma coleção traduzida do inglês e suas estórias ainda estão marcadas em mim. Um dos livros chamava-se Kimo onde narrava um luau. Kimo assobiava tão bem que qdo a rainha viditou seu país ele se apresentou para ela. Outro livro eram estorias da antiga China, outro ainda era sobre o dia-adia de crianças inglesas onde Nana, a Babá, cuidava de três criancas gêmeas. E dava lições interessantes, como : o que dividia a torta deveria se servir por último . Tinha o Sr. Maré alta, o Sr. Maré baixa falando da praia. Tinha o chá da tarde com mamãe, aquela mulher tão linda e distante das crianças.. São Muitas lembranças... Alguém sabe do que estou falando??

Alice disse...

Busco há anos uma coleção infanto-juvenil que tive e até hj as estórias vivem em mim. Era cor rosa bem escuro, com vários volumes. Um deles era sobre estórias antigas da China, outro chamava-se Kimo e era de um rapaz acho que da ásia (alguma possessao inglesa) esse menino Kimo assobiava lindamente e se apresentou para a rainha. Outro livro que li muito era sobre três crianças inglesas que eram cuidadas por Naná, a Babá que lhe dava lições incríveis, por exemplo: quem dividia o doce era o último a se servir. E tinha o chá da tarde com mamãe aquela mulher linda e distante, e tinham banhos de praia com o Sr. Maré baixa (alto, muito magro e calmo) e o Sr. Maré alta: gordo, alegre e barulhento. Etc. Alguém sabe me dizer desta coleção?

Unknown disse...

Li quando criança uma poesia ficou na minha memória. A história de uma princesa na China. Foi roubada por um feiticeiro e salva por um príncipe transformado pelo feiticeiro em pantera. Gostaria tanto de ler de novo.

Márcio da Trindade Maramaldo disse...

Saudações, Alice.

Caso você ainda não haja encontrado o que buscava (uma vez que se passaram quase dois anos), talvez se trate das obras de Alice Cooper Bailey, ilustradas por Herman Rosse, Loretta Phillips, Prentice Phillips, Marie Honré Myers e Yukio Tashiro.

Muito sucesso em sua busca e em sua vida!

Márcio da Trindade Maramaldo disse...

Saudações, Alice.

Caso você ainda não haja encontrado o que buscava (uma vez que se passaram quase dois anos), talvez se trate das obras de Alice Cooper Bailey, ilustradas por Herman Rosse, Loretta Phillips, Prentice Phillips, Marie Honré Myers e Yukio Tashiro.

Muito sucesso em sua busca e em sua vida!

Marcus Vinícius Barros de Azevedo disse...

Na minha infância, no início dos anos 80, quando comecei a ler, encontrei alguns livros da Coleção Reino Infantil na casa de minha bisavó, que foram do meu tio quando criança. Li e reli todos eles, mas alguns anos depois meu tio veio e levou embora a coleção, e fiquei na saudade... no início do século XXI, com o advento da internet e dos sites de leilões, encontrei a coleção completa, e não perdi tempo, comprei na hora... hoje estão aqui na minha biblioteca, já foram lidos e relidos por mim e minhas filhas, que também são apaixonadas por leitura.

Unknown disse...

tenho 2 livros do reino infantio quardado ♡♡