segunda-feira, 15 de abril de 2013

FATOS - Noticias da Época - 31.12.1968: "DESABAMENTO DE FAVELA CAUSA DEZENAS DE MORTES NO RIO"


"MORADOR AFIRMA QUE PERIGO NÃO ERA RECENTE"

"Estima-se em 60 no número de vítimas fatais da tragédia ocorrida anteontem no Rio de Janeiro. Era manhã de domingo (29) e muita gente ainda dormia quando parte do Morro da Favela, na zona central da ex-capital federal, desabou. Mais de 20 barracos (praticamente pendurados a 100 metros de altura) rolaram ribanceira abaixo e foram esmagados com seus moradores pelas enormes pedras.


 (A linha branca mostra a parte que despencou. O deslisamento fez sumir o "caminho" que separava o grupo de barracos do precipício)



Continuam as buscas (que ainda demorarão mais de uma semana) aos corpos soterrados pela terra e gigantescas pedras, algumas com mais de 10 metros de altura. Até agora apenas 7 corpos (4 crianças) foram recolhidos dos escombros. A situação do terreno continua bem instável, com ameaça de novos desabamentos. 


 (Muitos barracos ficaram à beira do abismo e foram interditados)


Um numero muito grande de  pessoas retornaram às suas moradias (quase 200) desrespeitando a interdição feita pelas autoridades.
Conforme levantamento de 1967, o Morro da Favela tem cerca de 2.500 barracos e quase 10 mil habitantes. Foi a primeira favela do país e existe desde 1.897.


 (por pouco as pedras não alcançam um conjunto habitacional no sopé do morro)



Especula-se que as explosões em uma pedreira na encosta do morro tenham causado o desmoronamento. Mas ainda é cedo para se conhecer os reais fatores causadores da tragédia.
A perícia somente poderá avançar após a remoção dos corpos e das toneladas de material."


(lá embaixo, a busca aos corpos)


Outros acontecimentos das décadas de 50 e 60  AQUI.

2 comentários:

Paulo Ribeiro disse...

Eu tinha 12 anos e vi essa tragédia. Era uma manha de domingo., minha casa era na Rua da America em Santo Cristo e dava fundos pra pedreira. Eu acabara de escovar os dentes pra tomar cafe. Quando olhei pra predeira vi a enorme pedra virar de frente escutei o estrondo seguido de um intenso poeirame que cobriu toda extensão. Nunca esqueci aquele dia. Esta gravado no meu cerebro ate hoje. Foi terrível.

Anônimo disse...

Eu estava na barriga da minha mãe. MTA gente veio pra Cidade de Deus, o barraco da minha família ficou pendurado no abismo, minha mãe saiu por uma corda dos bombeiros. Meu irmão tinha acabado de entrar em casa. Perdemos dois parentes.