terça-feira, 30 de junho de 2015

IMAGENS - Programa de TV: "PROGRAMA PULLMAN JÚNIOR"

Mesmo quando a televisão ainda engatinhava no Brasil, os publicitários já haviam percebido a importância mercadológica dos programas infantis.
Por isso, alguns grandes fabricantes de produtos para criança (e para seus pais) investiram prá valer nesse tipo de programação ("Clube do Papai Noel"-AQUI-, "Sessão Zig-Zag", "Sessão Zás-Trás", etc).
Mas, além desses que se propunham a gastar com comerciais nos intervalos, alguns dispendiam muito dinheiro para marcar presença mais fortemente junto ao telespectador mirim. Eram os que patrocinavam o programa, ostentando suas marcas no título, além do "merchan" com a criançada presente:  "Circo Bombril", "Gincana Kibon", "Teatrinho Trol", "Sabatinas Maizena"-AQUI- e outros.




Nosso destaque de hoje é o "PROGRAMA PULLMAN JÚNIOR" que ficou no ar de 1953 a 1969 (voltou em 1978), pela TV RECORD-SP (retransmitido pela TV RIO). Nesse tempo teve diversos apresentadores, destacando-se Cidinha Campos (sim, ela mesmo!) e Durval de Souza.


1959


A empresa patrocinadora ("Pão Americano Ind. e Com. S/A") foi a pioneira da panificação mecanizada no Brasil. Em 1953 ela lançou o "Pão Pullman" (o 1º pão de forma brasileiro) e logo depois o "Bolo Pullman".
Daí o interesse em bancar um programa de TV (para reforçar sua imagem junto ao público). Pelo jeito, deu certo!).

"Tia" Cidinha em plena atividade


"Pullman Júnior" era uma espécie de "Almoço com as Estrelas" (AQUI) infanto-juvenil. As crianças convidadas (caravanas escolares) ficavam em mesinhas comendo produtos Pullman. Tinha desenhos, atividades educativas,um contador de história, palhaços e outras coisas mais.

Mais "Programa de TV" AQUI.

16 comentários:

Dalia Hewia disse...

Trabalhei no programa em 1966 no grupo das crianças que entrevistavam os artistas convidados. Saudades dessa época.

João Abrante disse...

Também havia um programa na Record,talvez antes deste,no inicio dos anos 60, que se chamava Milk shake Pullman.Na introdução aparecia um garoto que retirava um copo de milk shake da tela da TV.Quem apresentava era a Cidinha Campos e os patrocinadores eram a Pullman e a fábrica de brinquedos infláveis Lidice

Andreia Miranda disse...

Eu participei do programa Pullman Junior em 80/81, tinha 4 anos e fazia dublagem da Rita Lee e da Gretchen, lembro que amava comer o bolinho e beber guarana... pena que nao encontro nenhum video dessa epoca exata.. e era gravado em um predio na Av. Paulista.. onde e a Gazeta.. mas nao sei se era essa emissora la na epoca..

saudades disse...

Saudades deste programa; me lembro que fui sorteado e ganhei um forte apache.
Fui com meu pai retirar nos estudios da rua da Consolação.
Sergio Mégrich

Unknown disse...

Eu participei desse programa em 1964, fui com minhas mãe irmão e primos, várias vezes! A Tv Record era na Av Ruben Berta, aeroporto!

Paulo disse...

Eu lembro que morava em Curitiba e fui ao programa lá. Era algo entre 1980 e 1983.

Cleidecosta disse...

Participei do programa Pullmam Júnior nos anos 80 com a personagem da Mulher Maravilha, gostaria muito de ver

Unknown disse...

Eu participei do programa com a Tia Yiara eu fui com o meu balé e minha professora Katia gostaria muito de rever acho que foi entre 1976 e 77

Unknown disse...

Puxa! Eu fui num dos programas com uma vizinha que me levou junto com seus filhos! Que saudades! Infância maravilhosa!

Anônimo disse...

Nossa esse programa pra mim foi o primeiro programa exibido pela Record TV pois foi no dia da esteira do progarama 27 de Setembro de 1953 a Record foi inaugurada

Anônimo disse...

a Record é antiga pra caramba pois foi no dia da inauguração da TV Record que esse programa e é pôr isso que considero esse o primeiro programa exibido na Record TV em 1953. São 69 anos de Record

Anônimo disse...

que bom saber que voces sinda se
lembram de mim ... muitos beijos a todos

Anônimo disse...

muitis beijos pra voce

Anônimo disse...

Que bom saber que ainda sou lembrada... beijos

Anônimo disse...

Amava o programa comemorei o meu aniversario de 10 anos no programa, era muito delicia

Anônimo disse...

A minha Xuxa era a Cidinha Campos.