quarta-feira, 15 de maio de 2019

====================== CANTINHO DOS ANOS 70 ======================

(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)


I) ESTANTE DE LIVROS: "CÍRCULO DO LIVRO"

Tempos atrás publicamos matéria sobre o "Clube do Livro" (dos anos 40 e posteriores), um exemplo de louvável iniciativa em prol da popularização do livro no país. Leia sobre ele AQUI.
Hoje resgatamos a lembrança de um outro empreendimento de incentivo à leitura (mais recente e, portanto, mais sofisticado). Referimo-nos ao também histórico "CÍRCULO DO LIVRO".













Foi iniciativa de uma editora do mesmo nome (resultado da associação da nossa ABRIL CULTURAL com a alemã BERTELSMANN) que existiu de 1973 a 1998.







Era o tradicional sistema de compra de produto por  associado a uma empresa de venda através do reembolso postal dos Correios (em todo o Brasil), com algumas especificidades.








Uma revista (catálogo) trimestral (nos primeiros anos, pelo menos) era usada para a escolha e pedido dos livros. Era toda colorida, com fotos das capas e resenhas das obras dos lançamentos e de todo o acervo (uma variedade extraordinária que incluía autores nacionais e estrangeiros, ficção, técnicos, arte, culinária, etc). Veja como eram as capas dessa revistas no anúncio acima.






Os livros eram de capa dura (revestida com uma finíssima camada de plástico telado), um pouquinho mais estreito que o tamanho usual e 20% mais barato que nas livrarias (onde também eram vendidos).
Eis em linhas gerais o que foi o "Círculo do Livro". Deixamos de mencionar muitos outros detalhes pois o objetivo é apenas recordar essa bela realização que, infelizmente,  ficou no Passado!

++++++++++

II) FATOS - Cinema Brasileiro: "A MARCHA" - "ASSIM ERA A ATLÂNTIDA" - "O ROUBO DAS CALCINHAS" - "A DAMA DA ZONA"



1972
1975



























1979




1975
























+++++++++
III) IMAGENS - Carro:  "DODGE CHARGER R/T"


Mais um carrão nacional que era para poucos (só o que os "pobres mortais" podiam fazer era admirá-lo desfilando pelas ruas e estradas nos anos 70). Trata-se do "DODGE CHARGER R/T" que a recém-chegada montadora americana CHRYSLER lançou no Brasil em 1970 (e encerrou a produção em 1982).

NOVEMBRO 1970
AGOSTO 1971















1971

1974











1974









Ele era a variação ESPORTIVA do modelo sedan "Dodge Dart", daí o "R/T" ("road/track"=estrada/pista) e um dos carros "brasileiros" mais caros.


1977
1978
Além do poderoso "motorzão" e outros atributos mecânicos, vinha com bancos de couro totalmente reclináveis, ar condicionado, direção hidráulica, ignição eletrônica  e luz indicadora de troca de marcha, ideal para economia de combustível, a gasolina azul (como se o dono se importasse com isso!).


1978
1978










Veja outras barcaças brasileiras (ou transatlânticos?) das estradas que já foram publicadas no Blog: "DODGE DART"  -  "FORD GALAXIE"  -  "FORD LANDAU"  -  "CHEVROLET CARAVAN"

++++++++++

IV) IMAGENS - Gibi: "MANDA-CHUVA" - "MÔNICA" - "PERERÊ" - "MICKEY"


Gibizinhos com personagens muitos queridos da criançada dos anos 70.



1970
1970




















1979
1976




















++++++++++



V) VELHARIA: DESODORANTE "VAN ESS" e "MISTRAL"


Esses desodorantes "desapareceram". Tanto o "VAN ESS" como o "MISTRAL" faziam um sucesso danado nos anos 70. Um competia com o outro, num tempo de pouca diversidade de marcas cujos tipos eram bastão ou spray (embalagem de plástico, não aerossol).


























++++++++++


VI) PARADA DE SUCESSOS: (NO WOMAN, NO CRY"/ Bob Marley  -  "NÃO CHORE MAIS/Gilberto Gil)


Em 1974 o cantor jamaicano BOB MARLEY gravou a bela música "NO WOMAN, NO CRY" que fez extraordinário sucesso no mundo todo (e aqui também).

Em 1979 nosso Gilberto Gil gravou a versão  com o título de "NÃO CHORE MAIS".
Vamos ouví-las? É só clicar nas telinhas.

NO WOMAN, NO CRY" 


"NÃO CHORE MAIS"


E, para finalizar, eis a letra da versão e a traduzida do original:

BOB MARLEY


GILBERTO GIL


++++++++++

VII) EFEMÉRIDES DOS ANOS 70

03.04.1970
Tribunal de Contas da União proíbe que municípios usem recursos do Fundo de Participação em gastos de simples embelezamento urbanístico ou de caráter supérfluo. Determina ainda que, pelo menos, 20% da verba deve ser aplicada no ensino primário e médio e 10% no saneamento básico.

12.09.1977
Governo de Minas Gerais informa que, nos últimos 25 meses, doenças pulmonares causaram a morte de 28 pessoas e hospitalização de 229 na cidade de Bicas (na Zona da Mata). Segundo a nota governamental esse fato é consequência do lançamento diário de 24 quilos de pó com alto teor de sílica feito por uma empresa local de beneficiamento de minério (e, ainda por cima, sediada nas imediações de uma escola com cerca de mil alunos).

04.12.1973
Sonda norte-americana PIONEER-10, com energia solar renovada, inicia viagem que terá duração de 8 milhões de anos e que a conduzirá à Constelação de Touro, no Universo Infinito. No ano de 1987 ela passará por Plutão, o planeta mais distante da Terra, e terá ultrapassado os limites do Sistema Solar. Na viagem ao Infinito o Pioneer-10 leva na superfície externa uma placa de metal com imagem de um homem e uma mulher nus e um desenho do sistema solar marcando o local de sua origem.

04.11.1972
Os pais e responsáveis por crianças em idade escolar que não forem matriculados nas escolas primárias da rede oficial ou particular serão enquadrados no Código Penal. A determinação é do Ministério da Educação e Cultura e é de âmbito nacional.

++++++++++


VIII) VAMOS AO TEATRO?  ("O JOGO DO SEXO" - "TORRE DE PAPEL" - CAETANO VELOSO - ZÉ RAMALHO)


1975

1977












1979
1979












++++++++++


IX) IMAGENS - Brinquedo: REVEL="BOEING 707" / ATMA=FOGÃO E PANELAS / TROL="VELOTROL" / ESTRELA="VERTIPLANO" 

Brinquedos dos anos 70.

(BRINQUEDO OU COLECIONISMO?)
















COM ESTA SEÇÃO DE COISAS DOS ANOS 70 ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO DO BLOG.
AQUI VOCÊ ENCONTRA TODAS AS MATÉRIAS SOBRE ESSA DÉCADA.

Um comentário:

Marcio Balducci disse...

Boa Tarde.
Procuro, para comprar, arquivos com imagens do Canal 100 do ano de 1966. POdem ajudar-me?