segunda-feira, 30 de março de 2020

====================== CANTINHO DOS ANOS 70 ======================


(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)



I) IMAGENS - Cinema Brasileiro:  DAVID CARDOSO

Muita gente "torce o nariz" para DAVID CARDOSO pelo conteúdo sexual e cenas de nudez em boa parte de sua filmografia. Mas é incontestável sua importância para o cinema nacional dos últimos 60 anos (principalmente na década de  70, o ápice da carreira)  como ator, diretor e produtor.


1970
1973
























Nos anos 70 os filmes eróticos ("pornochanchadas" e similares) grassavam pelos cinemas do país.  O serviço de censura se esbaldava nos cortes. Acontece que nosso astro era considerado o "rei" desses filmes que exploravam o erotismo (e faziam um tremendo sucesso!).


1974





1974
















1974

















1976



1976
























David atuou em quase 90 filmes como diretor e ator. Mas não foi apenas em obras cinematográficas "pesadas". Nosso sex simbol fez também filmes "inocentes" com "A Herança" (1970), "Caingangue"(1973), "O Guarani" (1979), "A Moreninha" (1970) e outros. Para se ter uma ideia desse seu outro lado, em 1982 foi um dos protagonistas da novela "das seis" (Globo) "O Homem Proibido".






1978

1979






















1979
++++++++++


II) IMAGENS - Anúncio: "PLASTITO KIBON" - "TAURUS" - "YAMAHA RD 50" - ORELHÃO TELESP - "CIGARRO GALAXY"




1972
1976



1973

1978
1978

























+++++++++

III) IMAGENS - Escola: "ANTOLOGIA ESCOLAR BRASILEIRA" - "MODERNA ENCICLOPÉDIA DE PESQUISAS ATUAIS"




1977
































Livro que reúne grande e variado número de autores de poesia, prosa, contos, poemas etc. Trabalhos literários para vasta utilização didática pelo professor de primeiro e segundo graus (nomenclaturas do sistema educacional da época). 
Esta obra, de Marques Rebelo (pseudônimo do escritor, jornalista, romancista e cronista Edi Dias da Cruz), foi publicada pela primeira vez em 1967.













1979































De capa dura, seus 4 volumes abrangiam CIÊNCIAS (181 páginas), HISTÓRIA (151), PORTUGUÊS (249) e GEOGRAFIA (156).
Sem dúvida, era um grande auxiliar dos estudantes  do Ginásio e Colégio em suas pesquisas para trabalhos escolares.








++++++++++

IV) IMAGENS - MODA: ROUPAS FEMININAS DOS ANOS 70




1975 COLLANT ESTAMPADO E CALÇA EM
BRIM. CAMISETA LISTRADA E SAIA COM
BOLSOS EMBUTIDOS

1970 CALÇA LONGA E   JA-
QUETA COM TIRAS DA MES
MA MALHA



























1977 BATA DE CREPE COM DETA-
LHES DE RENDA E SAIA PLISSA-
DE GABARDINE ACETINADO
1979 SAIA ESTAMPADA E CASACO COM
GOLA ALTA.VESTIDO ESTAMPADO COM
BOLAS. VESTIDO EM ALGODÃO LISO E
GOLA CHALE. VESTIDO COM  "TOMARA
 QUE CAIA"



























++++++++++

V) IMAGENS - Velharia: CALCULADORA INFANTIL "PROFESSOR CORUJINHA"



Em 1977 chegou ao Brasil (trazida pela então filial brasileira da TEXAS INSTRUMENTS) uma calculadorinha para crianças denominada "PROFESSOR CORUJINHA". Era muito mais que um brinquedo: tinha por objetivo auxiliar a criançada do Grupo Escolar nas "árduas" atividades das 4 operações aritméticas.
















Muito amigável, servia como  instrumento de incentivo e motivação para os estudos pelos pequenos (que podiam "brincar" individualmente ou em competição com outro coleguinha).
Trazia milhares de probleminhas em quatro níveis de dificuldade e vinha acompanhada do livrinho "Brincando com a Matemática"








Era só resolver "de cabeça"o cálculo apresentado  (continhas de "mais", de "menos", de "vezes" e de "dividir") e apertar a tecla para ver se a resposta estava correta! Quando acertava, recebia cumprimentos da "Corujinha" que mostrava a nota piscando iluminada! 







++++++++++

VI) VOCÊ SE LEMBRA?



... da revista "ROCK ESPETACULAR"? (AQUI)

... do "finado" JORNAL DA TARDE", do Grupo Estadão? (AQUI)

... do carro "VARIANT II"? (AQUI)

... das músicas "BR-3, "YELLOW RIVER" e "OURO DE TOLO"? (AQUI)

... do gibi "DISNEY ESPECIAL-AS MULHERES E OS RIVAIS"? (AQUI)

... dos livros de bolso da "COLEÇÃO SABRINA"? (AQUI)

... da novela global "DUAS VIDAS"? (AQUI)

++++++++++

VII) FATOS - EFEMÉRIDES DOS ANOS 70



22.12.1972
É isolado um novo grupo de vírus causadores do resfriado comum conforme declaração da Dra. Sylvia Reed, cientista americana. Esses novos vírus receberam o nome de "CORONAVIRUS HUMANOS".

01.12.1977
Todos os quatro desembargadores da 2ª Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal são denunciados ao STF por crime de prevaricação.

14.05.1976
Diretório Central de Estudantes marca novas eleições para escolha da diretoria tendo em vista o roubo de 40 urnas com 7.913 votos que estavam guardadas na Faculdade de Economia e Administração em São Paulo.

12.10.1979
Toda a colônia cigana do Rio de Janeiro se mobiliza em grande caçada aos sequestradores de garoto em mansão no bairro carioca da Penha. NOTA: Quase uma semana depois, o menino cigano de 2 anos  foi recuperado com vida, sem o envolvimento da polícia e pagamento de resgate.

16.11.1972
Prefeitura de São Paulo exige que todos os hotéis da cidade substituam as escadas de madeira por outras de material anti-inflamável. Além disso, deverão ter em cada andar sanitários para ambos os sexos.

20.07.1971
Ministro da Educação e Cultura explica que o governo estimulará com bolsas de estudo a formação de profissionais de nível universitário das áreas consideradas prioritárias: Tecnologia, Ciência, Saúde e Formação de Professores.

21.03.1974
Bancos são autorizados a funcionar em horários especiais neste sábado e domingo para recebimento de declarações de Imposto de Renda.



COM ESTA SEÇÃO DE COISAS DOS ANOS 70 ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO DO BLOG.
AQUI VOCÊ ENCONTRA TODAS AS MATÉRIAS SOBRE ESSA DÉCADA.

Nenhum comentário: