sábado, 30 de maio de 2020

IMAGENS - Anúncio: DEFENSIVOS E PRODUTOS Á BASE DE BHC

Para esta matéria sobre o "BHC", que se desenvolverá em 3 capítulos, faremos uma viagem  aos anos 40 e 50 (e depois). Eram tempos em que não se falava de um tal de "agrotóxico" (como hoje)  e, por isso, nem eram discutidos os efeitos de seu uso.

CAPÍTULO I    (USO NA AGRICULTURA)

O assunto é o pesticida "HEXACLOROBENZENO" conhecido pela então popular siglazinha "BHC" e que  os agricultores (especialmente os cafeicultores) usavam em larga escala desde a metade dos anos 40.

1953
1954




















Conta a História que ele salvou a lavoura cafeeira de ser totalmente dizimada pela "broca do café" e outras pragas no Estado do Paraná, um dos maiores produtores na época.
Era também um poderoso pesticida contra a formiga cortadeira  e a lagarta, que afligiam outras culturas como o cacau.















Além de tudo isso, esse milagroso componente químico combatia com eficiência os males da pecuária (carrapato, piolho, sarna, etc)




















CAPÍTULO II    (USO PESSOAL E NOS LARES)

Só que o uso do BHC não se limitou à AGROPECUÁRIA!  Chegou aos centros urbanos (destaque para a roça e cidadezinhas do Interior do país).
Justiça seja feita, naqueles tempos era o único inseticida que conseguia matar o "BARBEIRO", transmissor da terrível "DOENÇA DE CHAGAS", e o mosquito causador da MALÁRIA.
Mas (o próprio ou em produto que o continha) também era usado para eliminar piolho, pulga, barata,mosca e um monte de outros insetos que invadiam os lares.


1952
1952




















Até que era comum ir-se a um armazém comprar um pouco do pozinho branco (BHC) para ser "aplicado" no colchão (pulga), cabelo (carrapato) ou pulverizado nos cômodos da casa (nem rato escapava!). O cheiro levada mais de um dia para sumir.


1959

1958

























1959
CAPÍTULO III   (FIM DA "ERA DO BHC")

O "cartaz" dessa substância era tão grande que , em 1950, o governo inaugurou a 1ª fábrica no Brasil (até então era importada dos Estados Unidos) com a maior parte da produção direcionada ao combate à malária.
Durante a década de 70 as coisas começaram a mudar: a restrição/proibição em outros países despertou nossas autoridades sanitárias para as consequências maléficas (então por nós desconhecidas) do  BHC para o ser humano, animais e meio ambiente.
Apesar de estudos mostrarem ser altamente nocivo, apenas em 1985 foi proibido em todo o território nacional.
Tanto tempo se passou e até hoje existem áreas contaminadas pelos resíduos tóxicos do HEXACLOROBENZENO "guardados" sob a terra por agricultores daquela época.

Mais "Anúncio" AQUI.

Um comentário:

Unknown disse...

Meu pai fabricava BHC,fui criado em meio ao pó do veneno banido pelas multinacionais que dês de sempre fizeram e fazem até hoje o que querem nesta República de bananas.
Digo isso não por conta do país que maravilhoso em seu todo geográfico,nem pelos bons cidadãos que aqui vivem, más sim pelos políticos imundos que na grande maioria se vendem por um bom dinheiro.
Nada mudou dês de o "descobrimento"da ilha de vera cruz.
Haha vista o que estão fazendo com a cloroquina.