domingo, 28 de fevereiro de 2021

IMAGENS - Velharia: AMPLIADOR DE IMAGEM DE TV


O leitor "mais vivido" deve se lembrar  das "milagrosas" palhas de aço  ("Bombril"?) que deixavam a imagem da TV limpinha, sem os terríveis e abundantes chuviscos (muito comuns nos anos 60). E daquelas folhas de plástico que transformavam o aparelho preto e branco em colorido, hein? Pergunta que não quer calar: funcionavam mesmo?  Com a palavra os utilizadores desses "recursos" naquela época (e depois).

Agora vamos tratar de outro fantástico instrumento (que não era muito difundido, pelo seu preço): o AMPLIFICADOR DE IMAGEM DE TV.

ANÚNCIO DE 30 01 1966 - AS VANTAGENS ERAM "INFINITAS"


De origem japonesa e chamada de "BEAMSCOPE" nada mais era que uma  grande lente de acrílico a ser colocada na frente da tela do televisor usando a armação de metal  que acompanhava.


Essa "lupa", então, mostraria uma imagem "gigante" ("de cinema" como apregoavam as propagandas). Chegou até nós  pela histórica rede de lojas "ULTRALAR" (que não existe há muito tempo).


Alguns dos benefícios anunciados: grande aumento da tela, imagem em 3ª dimensão  e ótima qualidade.


Mas tinha alguns "probleminhas" sérios (não destacados nas propagandas, é claro!).  Um deles: a imagem era vista distorcida por quem sentava meio de lado (e não na frente) ou mais distanciado do aparelho.


Mais "Velharia" AQUI.


Nenhum comentário: