segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

IMAGENS - Velharia: RADINHO PORTÁTIL

Os mais antigos devem se lembrar da época do surgimento, para nós brasileiros, dos "extraordinários" radinhos de pilha (o rádio "transistorizado"). Depois disso, poder-se-ia  ouvir músicas, jogos de futebol (principalmente!) e outros programas  em qualquer lugar da casa e, mais importante, fora dela. Não era mais preciso ficar grudado ao aparelhão de válvulas da família.

1957   /   1958


1959

Os aparelhos receptores com essa modernidade podiam ser levados a qualquer lugar (portáteis) pois eram pequenos e leves  (por causa desse tal de transistor) e não dependiam de tomada elétrica pois as pilhas (as "Everead" e "Ray-O-Vac" da época) davam conta.

"BASTIDORES" DE UM RÁDIO TRANSISTORIZADO (PORTÁTIL) E UM VALVULADO (AMBOS DE 1961)


ANOS 60

Foi uma revolução! Seus circuitos passaram a ser baseados em "transistor" (um diminuto semicondutor) e não mais nas grandes válvulas eletrônicas.  O rádio transistorizado foi lançado pelos americanos (prá variar!) no início dos anos 50 e chegou até nós ainda no final dessa década.

ANOS 60


1962   /   1965

Certamente boa parte de nossos "mais vividos" (então garotos e jovens) tiveram (pelo menos o desejo) de ter um radinho PHILIPS, SEMP, EVADIN, MITSUBISHI, ZENITH, GE ou qualquer outra marca!

ANOS 60


Nenhum comentário: