segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

===================== CANTINHO DOS ANOS 70 ======================

 (uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)

I) IMAGENS - Dinheiro:  MOEDAS DO SESQUICENTENÁRIO

No período de 22/04 ("Dia de Tiradentes") a 07/09/1972 inúmeros eventos (na maioria,  governamentais) ocorreram para comemoração dos 150 anos da proclamação da Independência do Brasil.  E um deles foi o lançamento (em 31 de agosto) de MOEDAS COMEMORATIVAS,  pela Casa da Moeda.

ERAM VENDIDAS EM 5 TIPOS DE ESTOJOS, DOS QUAIS MOSTRAMOS ESTES DOIS:


Essas moedas  foram cunhadas  nos  valores nominais  de 1 CRUZEIRO (níquel), 20 CRUZEIROS (prata) 300 CRUZEIROS (ouro)
Ei-las:




Elas traziam, em uma das faces, a silhueta de D. Pedro e do Presidente Médici.

E, para encerrar, volte aos tempos das NOTAS DE CRUZEIRO (anos 50/60) clicando AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.
++++++++++

II) IMAGENS - Gibi: "FESTIVAL DISNEY"

Mais uma comemoração! Pelos 50 anos  da "The Walt Disney Studios" a nossa Editora Abril lançou, em junho de 1973, a revista em quadrinhos "DISNEY ON PARADE".





Era um calhamaço de quase 300 páginas contendo historietas dos mais conhecidos personagens (desenhos e filmes)  da Disney que integravam o show musical "DISNEY ON PARADE".



Esse espetáculo contava  com 100 artistas, mais de 500 fantasias e foi levado ao mundo todo, inclusive na cidade de São Paulo (Ginásio do Ibirapuera).






++++++++++

III) IMAGENS - Revista:  "O BICHO"

Foi uma revista que não teve vida longa (1975/1976), apesar de publicar material de primeiríssima qualidade e inspiração (cartum, charge, quadrinhos, artigos, etc). O comandante (idealizador e  editor) era o famoso  FORTUNA, que já fazia parte do time de monstros sagrados do histórico jornal "O PASQUIM"   -AQUI- (Jaguar, Ziraldo, Millôr, Henfil e uma jovem quadrinista e chargista em início de carreira chamada pelo apelido "Crau" (Maria Cláudia).

nºs 1 e 6

nºs 2 e 3



Do total de 8 edições, os primeiros cinco números (incrível! antes do número 1 houve o "zero"!) foram  editados pela "CODECRI" a mesma editora que publicava o "jornaleco" (no bom sentido!) acima mencionado.

nºs 4 e 5




Os últimos 3 números foram lançados por uma outra editora,  fundada por Fotuna.

nºs 7 e 8

++++++++++

IV) IMAGENS - Brinquedo: "PLAYMOBIL"

Este brinquedo continua a toda por aí! Foi lançado mundialmente na Feira Internacional do Brinquedo de 1974, realizada na Alemanha. A histórica "TROL" o trouxe para o Brasil já no ano seguinte e, quase duas décadas depois (com sua falência), ele passou a ser fabricado por outra consagrada fabricante de brinquedos, a "ESTRELA". As imagens mostradas são dos anos 70.

EIS ALGUNS DOS "PERSONAGENS"





Após anos de "ausência", voltou a ser fabricado no Brasil (pela "Sunny Brinquedos"). Os bonequinhos e seus "petrechos" atravessaram gerações, não é?




V) IMAGENS - Cinema Brasileiro: "MEMÓRIAS DE UM GIGOLÔ" - "EM FAMÍLIA" - "ANJO LOIRO" - "BRASIL BOM DE BOLA" - "OS MANSOS" - "SINFONIA SERTANEJA"

Boa parte dos artistas  que trabalharam  nestes filmes marcaram presença no Cinema Nacional e tiveram enorme projeção por atuarem em novelas da Globo.

1970

1971   /   1977

1971

1975   /   1979

++++++++++

VI) IMAGENS - Anúncio: PROPAGANDA DE MARCAS DE CIGARRO

Em 27.12.2000 o Presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou lei proibindo a propaganda de cigarros na TV, rádio, revista e jornal. Antes disso, era uma "festa" para os fabricantes e agências de publicidade e um "paraíso" milionário para os meios de comunicação. Diferentemente do que ocorreu (e ainda ocorre) com muitas outras leis, esta "pegou" (apesar da grita daquela turma e dos produtores de fumo!).
1970   /   1973

1972   /   1971   /   1977

1974   /   1976   /   1975

1979   /   1971   /   1977

Leia matérias já publicadas no Blog sobre o  cigarro dos anos 50/60 (quando a criançada se esbaldava com o "ajuntamento" ("colecionamento" soaria muito pretencioso, não é?!) de maços vazios ("carteiras") que procuravam nas calçadas/ruas: AQUI  -  AQUI  -  AQUI - AQUI - AQUI e AQUI.




Nenhum comentário: