segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

IMAGENS - Escola: livro "ADMISSÃO AO GINÁSIO"

Mais livros (dos anos 50 e 60) que eram usados no "Curso de Admissão" (como esse cursinho era conhecido), que existiu até o início dos anos 70.


1959



Como não haviam vagas para todos que concluiam o "Grupo Escolar", era preciso se submeter e passar no "Exame de Admissão" para garantir um lugar no Ginásio. Imaginem só: um vestibular para o antigo curso "secundário".


anos 60



Aproveite e relembre estes dois outros livros (aqui e aqui) também usados no cursinho preparatório que, geralmente, era feito concomitantemente ao último ano do Curso Primário (com isso "ganhava-se" um ano).



Veja mais coisas da escola daqueles tempos:



6 comentários:

Shiro disse...

POIS É, O CURSO DE ADMISSÃO, ERA UMA ESPÉCIE DE 5º ANO, PARA INGRESSAR NO GINÁSIO, MINHA PROFESSORA ERA A DONA AMÉLIA, O CURSO ERA NA CASA DELA RUA JOÃO MENEGHEL, EM SÃO BERNARDO, DUVIDO QUE ALGUEM SE LEMBRE.....

"blcamargo" disse...

Shiro, com certeza muitas pessoas se lembram. Afinal, o curso de admissão foi marcante na vida de todos nós. Agradeço a visita e comentário. Volte sempre para um giro pelo Passado.

José Neto disse...

O antigo "ginásio" não era um curso secundário, más uma sequência do primário, apesar da necessidade da "admissão". O Curso secundário era o "pedagógico", "Normal" ou "científico"...

"blcamargo" disse...

José, agradeço muito seu comentário. Resta-me uma dúvida: um só curso com um "vestibular" no meio?(atualmente, sim, pois está unido com o antigo primário. Volte sempre.

Eduardo disse...

Realmente um passado que não pode ser esquecido.

Professora Suzett disse...

Quem tem para vender este livro escolar PROGRAMA DE ADMISSÃO de 1959 com esta capa do menino na carteira? Sou pesquisadora e estou precisando para a pesquisa...
Agradeço
Suzett